26 de abril de 2024 Atualizado 10:51

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Perigo

Em Americana, ponte no Guaicurus volta a apresentar risco aos moradores

Estrutura da ponte está comprometida e impede fluxo de pedestres entre o Guaicurus e o Nova Americana

Por Heitor Carvalho

18 de janeiro de 2021, às 18h13 • Última atualização em 18 de janeiro de 2021, às 18h36

A ponte de pedestres que atravessa o Ribeirão Quilombo, em Americana, e conecta o condomínio Parque Residencial Guaicurus ao bairro Nova Americana, continua a ser um ponto problemático para os moradores da região.

A passagem fica entre a Rua Silvino Bonassí, na altura do número 150, no Nova Americana, com a Avenida Bandeirantes, na altura do número 700, no Guaicurus.

Ponte corre risco de queda e preocupa quem precisa passar pelo local – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Segundo os moradores de áreas próximas, a passagem entre os bairros ainda apresenta problemas, que são históricos.

Além da questão estrutural, que causa medo naqueles que utilizam a passagem, outro problema é o lixo que se acumula sob a ponte conforme as águas das chuvas chegam.

O violonista Anerlindo Rodrigues, 59 anos, mora na região e sempre utilizava a ponte. No entanto, isto se tornou inviável com as chuvas que caíram na região nos últimos dias e deixaram a passagem intransitável.

Lixo se acumulou sob a ponte com as chuvas dos últimos dias – Foto: Divulgação

Ele conta que nem funcionários da Secretaria de Obras da Prefeitura se arriscam a utilizar a estrutura.

“Um funcionário com uma escavadeira tentou tirar um cavalo morto que estava embaixo dessa ponte, mas o equipamento ficou preso em uma árvore. Ele pediu ajuda de outros dois funcionário, mas, ao chegarem lá, eles se recusaram a atravessar e deram a volta pelo pontilhão”, afirma.

O aposentado José Devair Saravalli, de 60 anos, também sempre acessava a ponte para ir ao mercado ou à farmácia.

“A água está levando a terra da cabeceira da ponte do lado oposto da avenida. A ponte continua inclinada. Muita gente tem receio de atravessar porque, com certeza, logo ela ruirá”, disse.

Em nota ao LIBERAL, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura de Americana afirmou que enviará um técnico ao local para verificar o que está ocorrendo e tomar as devidas providências.

Problemas frequentes
No início de 2019, a estrutura lateral, com os corrimãos, ficou torta por conta de uma forte chuva. O problema de acúmulo de lixo também foi relatado.

A situação chegou a ser corrigida pela Prefeitura de Americana na época, que trocou as proteções laterais da ponte.

Em julho de 2020, a ponte teve os fios elétricos furtados e ficou sem iluminação por mais de 15 dias, o que causou reclamações e deixou o local perigoso durante a noite.

Publicidade