25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saúde

PA do Antonio Zanaga terá gestão compartilhada

Prefeitura de Americana publicou aviso de abertura de licitação no sábado e credenciamento de interessados começa no dia 16

Por Marina Zanaki

03 de dezembro de 2019, às 08h05 • Última atualização em 03 de dezembro de 2019, às 21h15

O PA (Pronto Atendimento) Antonio Zanaga terá gestão parcial e compartilhada para serviços. A Prefeitura de Americana publicou no Diário Oficial do último sábado o aviso de abertura de licitação para o pregão presencial.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

A Secretaria de Saúde foi questionada sobre o funcionamento dessa gestão compartilhada, por qual motivo optou pela mudança, como a pasta espera que isso impacte na unidade de pronto-atendimento, quais serviços serão compartilhados e se os servidores que atuam no PA Zanaga vão continuar na unidade.

A secretaria informou que as questões serão pontualmente respondidas “tão logo inicie o processo licitatório, considerando que a exposição pública de todo o contexto poderá prejudicar o certame”.

O edital será disponibilizado no site da Fusame (Fundação Saúde de Americana). A entrega da documentação, das propostas e o início do credenciamento dos interessados acontece no dia 16 de dezembro.

O PA do Zanaga registrou, ao longo de 2019, problemas recorrentes de falta de médicos. O LIBERAL retratou a situação em, pelo menos, três ocasiões – em abril, maio e julho.

Os pacientes que procuram a unidade nesses momentos são orientados a buscar atendimento no Hospital Municipal. O motivo é que quando um dos dois médicos escalados para o plantão não comparece, o outro fica atendendo apenas casos emergenciais que possam chegar na unidade.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

O autônomo Richard Galego, de 35 anos, levou a esposa até o PA Zanaga no domingo da semana passada, dia 24 de novembro. “Quando cheguei percebei que tinha alguma coisa errada porque estava vazio. Chegamos no balcão e disseram que o médico estava de atestado”, contou o autônomo.

Ele foi informado que a unidade contava com apenas uma enfermeira e uma recepcionista, e orientado a ligar após a troca de turno, às 19 horas.

Publicidade