15 de outubro de 2024 Atualizado 19:27

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

CÂMARA DE AMERICANA

Oposição tenta abrir CEI para investigar o DAE de Americana, mas faltam assinaturas

Dos sete vereadores necessários para estabelecer a comissão, apenas quatro assinaram: Gualter, o autor, Professora Juliana, Malheiros e Dr. Daniel

Por Gabriel Pitor

15 de outubro de 2024, às 19h27

O grupo que forma a oposição da Câmara de Americana, liderado pelo vereador Gualter Amado (PDT), está tentando abrir uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar supostas irregularidades do DAE (Departamento de Água e Esgoto).

Porém, dos sete parlamentares necessários para estabelecer a comissão, apenas quatro assinaram o requerimento até esta terça-feira (15): Gualter, que é o autor, Professora Juliana (PT), Vagner Malheiros (Novo) e Dr. Daniel (PP). A Casa conta com 19 vereadores, no total.

Dos 19 vereadores da Câmara de Americana, sete precisam assinar o requerimento para estabelecer a CEI – Foto: Câmara de Americana/Divulgação

Para justificar a criação da CEI, o pedetista aponta no documento a ineficiência no tratamento de esgoto e problemas relacionados ao abastecimento.

Ele também cita o descumprimento, por parte da autarquia, de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) firmado em 2008 e renegociado outras três vezes junto ao MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo).

Gualter ainda faz críticas às estratégias adotadas pelo DAE e às práticas administrativas que, segundo ele, são ineficientes.

“Diante da possível caracterização de ato de Improbidade Administrativa (punível em lei específica sobre o tema) e a necessidade da correta e exata apuração dos fatos, requer que seja constituída a CEI”, completou.

Assinaturas

Nesta terça, antes da sessão da câmara começar às 14h, o vereador passou em todas as mesas dos colegas de Legislativo pedindo assinaturas, mas apenas outros três, que já fazem parte do grupo de oposição, avalizaram a comissão. Ainda falta o apoio de três parlamentares.

“Alguns até mostraram interesse, outros nem leram e já negaram assinar. Isso tem de ser dito aqui, porque não é brincadeira diante de todos os fatos que vêm acontecendo em Americana. Já falei para o superintendente do DAE que isso não é uma perseguição, não é um ato político, é para poder dividir os problemas com a câmara”, comentou Gualter, durante a sessão.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

O pedetista também afirmou que o Legislativo tem mais de 4 mil indicações relacionadas a vazamentos e destacou uma matéria do LIBERAL, de julho de 2023, na qual o assunto é uma representação feita ao MP-SP pelo próprio vereador, devido a serviços mal executados de tapa-buraco, e que foi rejeitada.

No entanto, à época, o promotor Sérgio Buonamici fez críticas à câmara por não fiscalizar esses problemas.

Gualter lê requerimento que pede a formação da CEI durante a sessão desta terça – Foto: Câmara de Americana/Divulgação

A iniciativa de Gualter foi endossada por Professora Juliana, que afirmou que tem”vários bairros de Americana sem água há dias e em todas as regiões.”

“A gente já trouxe elementos suficientes para que as pessoas entendam que o problema da água na cidade não é só em função de uma questão natural. A questão da água é técnica, sobre competência e, infelizmente, a gente tem pouco espaço para discutir esse tipo de coisa”, ponderou a petista.

Líder de governo

Uma das estratégias adotadas pelo pedetista para estabelecimento da CEI foi protocolar quatro requerimentos solicitando a presença no Legislativo do superintendente do DAE, Marcos Morelli, e de representantes de terceirizadas – entre elas, uma que fez a substituição de redes de água no Jardim São Paulo.

Entretanto, na sessão desta terça, o líder do governo Chico Sardelli (PL) na câmara, Lucas Leoncine (PSD), pediu vistas e adiou as votações dessas proposituras.

Lucas Leoncine durante a sessão da Câmara de Americana desta terça – Foto: Câmara de Americana/Divulgação

A ação de Leoncine gerou críticas de Gualter durante o pinga-fogo, que foram respondidas pelo integrante da base do prefeito.

“Só quero lembrar ao vereador Gualter Amado que a eleição acabou faz uns 15 dias. O resultado da votação foi expressiva para o prefeito Chico Sardelli, que resolveu muitos problemas nesses quatro primeiros anos e não tenho dúvidas de que ele irá continuar resolvendo os problemas da cidade”, rebateu.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Publicidade