25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Moradores do Jardim São Roque querem revitalização de área esportiva degradada

Idoso que trabalha com materiais recicláveis teria ocupado a área sem autorização

Por Heitor Carvalho

07 de março de 2021, às 10h00

Moradores do bairro reclamaram de acúmulo de sujeira e do aparecimento de ratos e animais peçonhentos - Foto: Divulgação

Moradores do Jardim São Roque, em Americana, têm reclamado sobre a degradação de um campo de futebol localizado no bairro. Um idoso que trabalha com materiais recicláveis chegou a ocupar a área irregularmente para usar o local como depósito de recicláveis.

Ele teria entrado no local há seis anos e ocupava principalmente a área dos banheiros, que está repleta de lixo e entulho. Os moradores do bairro reclamaram de acúmulo de sujeira e do aparecimento de ratos e animais peçonhentos, como escorpiões.

Segundo o motoboy Cleber Oliveira, de 39 anos, a intenção da comunidade é que a área, que fica no quadrilátero entre as ruas Pindaré e Purús e a Avenida Europa, seja recuperada e devolvida à comunidade, para que atividades esportivas possam ser realizadas no local.

“Nosso intuito é voltar a ter o campo para trazer a molecada de volta e o futebol amador do São Roque. Nós só temos um campo de areia. Se a criançada não tiver oportunidades e um local de esportes para se divertir quem abraça é o crime”, lamentou.

Cleber, com a ajuda de outros moradores, conseguiram convencer o idoso, que mora em outro bairro da cidade, a vender parte da reciclagem acumulada ao longo dos anos.

O grupo então começou a fazer uma limpeza da área e tirou grande parte do entulho, mas a situação do local ainda é precária.

A autônoma Alanna Costa Leite, 22 anos, morava no São Roque e agora vive na Vila Dainese, também nas proximidades do campo. Ela disse que o abandono do lugar tem trazido vários problemas.

“Como tem bastante coisa ali, tem água acumulada e foco de dengue. Está bem prejudicial e tem muitas crianças nas redondezas. As vizinhas reclamam que aparecem escorpiões e ratazanas bem grandes”, contou.

Os moradores também disseram que foi deixado entulho no local após o DAE ter inaugurado, em setembro do ano passado, o sistema de reservação de água potável CR8.

O vereador Juninho Dias (MDB) tem trabalhado junto à comunidade para tentar resolver o problema, que se arrasta há anos, mas afirmou que a nova administração municipal está há poucas semanas no poder e que a pandemia pode atrasar a resolução da questão.

“Estou auxiliando eles no que posso. A ideia é ter um espaço para as crianças se divertirem, aquela região é muito abandonada nesse sentido, então sempre me coloco a disposição de todos e também sempre levo demanda para o executivo auxiliar aquelas pessoas do bairro”, afirmou.

A reportagem tentou ouvir o senhor que está usando a área como depósito de materiais recicláveis, mas não conseguiu entrar em contato com ele. Segundo os moradores, ele já concordou em sair do local.

Em nota, a Prefeitura de Americana afirmou que fará a manutenção e a limpeza do local. Segundo a administração, há um projeto para que o local volte a ser um campo de futebol, mas não há previsão para a conclusão de obras e nem fonte orçamentária, sendo que será necessário buscar uma parceria com a iniciativa privada.

Publicidade