30 de maio de 2020 Atualizado 12:08

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Ministério da Saúde encaminha 2.160 testes rápidos da Covid-19 para Americana

Exames serão feitos apenas em pacientes com sintomas graves e nos profissionais de saúde e segurança

Por Marina Zanaki

06 Maio 2020 às 19:12 • Última atualização 06 Maio 2020 às 19:20

A Prefeitura de Americana informou nesta quarta-feira (6) que recebeu 2.160 testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) do Ministério da Saúde. A cidade recebeu 108 caixas com 20 testes rápidos cada.

Ministério da Saúde destinou 108 caixas de testes rápidos para Americana – Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação

De acordo com a Secretaria de Saúde, os testes estão sendo validados. Eles serão usados no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, referência no município no atendimento de casos suspeitos e confirmados da doença. O hospital conta, inclusive, com uma ala e um pronto-socorro específicos para esses pacientes.

Atualmente, há indicação do Ministério da Saúde para realização de exames apenas em pacientes internados com suspeita para Covid-19, profissionais da saúde e de segurança.

“Infelizmente não é possível a realização de testes em todos, por isso, continuamos seguindo as orientações do Ministério da Saúde, fazendo exames nos pacientes que apresentam sintomas graves e também nos profissionais da saúde e de segurança”, explicou o secretário de Saúde, Gleberson Miano.

A Prefeitura de Americana já adquiriu 400 testes rápidos que estão sendo utilizados. O custo dos testes, na ocasião da compra do primeiro lote de 200 unidades, foi de R$ 80.

“Estamos aguardando a chegada de uma compra que fizemos de mais três mil testes. A empresa se comprometeu a entregar ainda neste mês”, afirmou Gleberson.

A compra desses outros testes foi feita com recursos encaminhados pelo Governo do Estado de São Paulo, destinados especificamente para ações relacionadas ao combate à Covid-19.