05 de março de 2021 Atualizado 22:32

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Americana espera chegada de 3 mil testes rápidos

Segundo a prefeitura, a entrega ainda não ocorreu em função de atraso na importação

Por Marina Zanaki

23 abr 2020 às 09:21 • Última atualização 23 abr 2020 às 10:11

A Prefeitura de Americana concluiu a compra de mais 3 mil testes rápidos para detectar o novo coronavírus (Covid-19). O município espera que os exames cheguem nos próximos dez dias.

Segundo a prefeitura, a entrega ainda não ocorreu em função de atraso na importação. O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi já recebeu 100 testes rápidos para ajudar na identificação de casos suspeitos.

Até o momento, foram usados cinco testes, dos quais quatro tiveram resultado negativo e um foi positivo, referente a um paciente que morreu em decorrência da Covid-19.

Foto: Vale_31.03.2020
Em março, uma carga de testes rápidos chegou ao Brasil por meio da Vale

“O uso está limitado aos pacientes internados com síndrome respiratória grave, aos profissionais de saúde com sintomas, desde que se enquadrem nos critérios clínicos e epidemiológicos, além de pacientes que necessitam de cirurgia de urgência do trato gastrointestinal ou respiratório”, explicou a prefeitura.

A compra dos testes foi decidida após demora no recebimento dos exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz. Americana aguarda o resultado de 26 exames, a coleta mais antiga sem resultado é de 23 de março.

A Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo anunciou nesta quarta que zerou a fila de 17 mil testes que aguardavam análise.

Segundo o Instituto Butantan, responsável pela Plataforma de Laboratórios para Diagnóstico de Covid-19 que zerou a fila, 1.144 amostras estão em fase de laudo e ainda estão em análise 964 amostras, que serão liberadas em até 48 horas.

A expectativa da secretaria é que os testes que forem encaminhados a partir de agora sejam realizados em até 48 horas.

Publicidade