16 de janeiro de 2021 Atualizado 09:39

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

FALTA D'ÁGUA

Manutenção em captação afeta abastecimento em Americana nesta quinta

DAE realiza limpeza na captação de água bruta do Rio Piracicaba; moradores de diversos bairros de Americana relataram desabastecimento

Por André Rossi

07 jan 2021 às 15:23 • Última atualização 07 jan 2021 às 15:27

O DAE ainda trabalha para finalizar a obra do novo ponto de captação de água bruta do Rio Piracicaba - Foto: Marcelo Rocha - O Liberal

O DAE (Departamento de Água e Esgoto de Americana) realiza nesta quinta-feira (7)  um “extenso trabalho de limpeza” na captação de água bruta do Rio Piracicaba.

O serviço pode afetar o abastecimento da ETA (Estação de Tratamento de Água) 1 e, segundo a prefeitura, prejudicar a distribuição em sete bairros da cidade. São eles: Santa Maria, Santa Catarina, Cidade Jardim, Jardim da Paz, Parque Novo Mundo e parte baixa do São Luiz.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

No entanto, desde o início da semana, o LIBERAL recebeu relatos de moradores apontando desabastecimento em ao menos 13 bairros, que incluem Jardim São Paulo, Vila Frezzarin, Jardim Terramérica, Jardim Boer, Parque Residencial Jaguari, Nova Carioba e Jardim Progresso.

Em nota enviada nesta tarde, o DAE informou que o problema ocorreu por conta da “grande quantidade de lixo decorrente da chuva e que se concentrou próximo a captação de água no Rio Piracicaba”. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado durante o dia.

Captação

O DAE ainda trabalha para finalizar a obra do novo ponto de captação de água bruta do Rio Piracicaba. O serviço de interligação ao novo sistema, em outubro do ano passado, ficou marcado pelo desabastecimento generalizado na cidade.

O serviço de interligação entre a atual estrutura de captação de água e a nova foi iniciada pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) às 6 horas do dia 6 de outubro. A obra chegou a ser concluída no mesmo dia e o bombeamento iniciado por volta das 21h30.

Entretanto, uma válvula de interligação da nova captação se rompeu. Foi necessário esvaziar a adutora (tubulação) de água bruta para retirar a água que inundou a caixa de comando da nova captação. 

O bombeamento foi retomado no dia seguinte e a água só começou a chegar em algumas residências durante a noite.

A obra estava prevista para ser entregue em dezembro pelo ex-prefeito Omar Najar (MDB), mas acabou adiada. A reportagem questionou a prefeitura sobre uma nova data na quarta-feira (6), mas não houve resposta.

Publicidade