16 de setembro de 2024 Atualizado 23:24

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

eleições 2024

Justiça manda bloquear número de WhatsApp após disparo de mensagens em nome de Maria Giovana

Juiz identificou “fortes indícios de propaganda irregular” após ação movida pela coligação de Chico Sardelli

Por Rodrigo Alonso

09 de setembro de 2024, às 19h55

A Justiça Eleitoral de Americana determinou o bloqueio imediato de um número de WhatsApp que realizou disparo de mensagens em massa em nome da candidata a prefeita Maria Giovana (PDT). A decisão saiu no último sábado (7), após ação movida pela coligação do prefeito e candidato à reeleição Chico Sardelli (PL).

O número em questão (+55 19 99111-5143) disparou mensagens com um link para acesso a um grupo intitulado “Apoiadores com Maria Giovana.”

Maria Giovana, na convenção que confirmou sua candidatura – Foto: Reprodução/Instagram

A decisão judicial cita que, segundo a coligação de Chico, “há o uso indevido de banco de dados, já que não houve autorização para a utilização dos dados pessoais daqueles que recebem a mensagem, além do que eles não se cadastraram em nenhum canal para receber informações da candidata”.

A coligação entrou com um pedido de liminar – determinação com efeito imediato – para que que o número fosse suspenso e Maria Giovana parasse com o disparo em massa. Também pediu para a candidata ser condenada por propaganda irregular, com aplicação de multa.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Irregular

O juiz Fabio Rodrigues Fazuoli identificou “fortes indícios de propaganda irregular” e determinou que o WhatsApp, no prazo de 24 horas, bloqueasse o envio de mensagens, seja em grupo ou individualmente, por esse número de telefone.

As mensagens chegaram, inclusive, para jornalistas do LIBERAL, com os seguintes dizeres: “Olá, pessoal! Tudo bem? Aqui é a Maria Giovana! Estou criando um grupo especial para todos vocês que estão comigo nessa caminhada como candidata a prefeita de Americana. Neste grupo, vou compartilhar todas as atualizações, agendas, eventos e oportunidades, para que possamos construir juntos a cidade que tanto queremos.”

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Existe também um pedido para que a pessoa siga a candidata no Instagram. “Se você acredita que Americana merece mais, vem comigo! Vamos transformar nossa cidade. Conto com você”, complementa.

A reportagem tentou contato com esse número nesta segunda-feira, mas as ligações caem na caixa postal e as mensagens não chegam ao destinatário.

O LIBERAL questionou a assessoria de imprensa de Maria Giovana sobre a decisão judicial, mas não obteve resposta.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Publicidade