FEITO
Jovem de Americana conquista recorde nacional no lançamento de foguete
Giovanni Gomieri alcançou 488,5 metros em competição no Rio de Janeiro e ganhou homenagem na câmara
Por Lucas Ardito*
16 de outubro de 2023, às 07h30 • Última atualização em 16 de outubro de 2023, às 10h21
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/americana/jovem-de-americana-conquista-recorde-nacional-no-lancamento-de-foguete-2041518/
O morador de Americana Giovanni de Luca Gomieri, de 18 anos, quebrou o recorde de lançamento de foguete da Mobfog (Mostra Brasileira de Foguetes) durante a 46ª Jornada de Foguetes, realizada na última semana, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. A competição é promovida pela OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
A competição tem o objetivo de reunir projetos de foguetes feitos com garrafas PET. Na categoria Nível 4, que é a de Giovanni, os objetos são impulsionados de acordo com a reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio, a 45°. Durante a competição, o morador de Americana alcançou a distância de 488,5 metros, batendo o recorde nacional.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
O garoto compete sozinho pela sua própria equipe, a Red Bears. O segundo lugar ficou com o time Lyra Dragons, de Itapetininga, que lançou a 475,7 metros. Curiosamente, o feito chegou a quebrar o recorde nacional, já que a prova foi dois dias antes de Giovanni competir. No entanto, o morador de Americana acabou ultrapassando.
Giovanni Gomieri foi convidado para participar da Jornada de Foguetes devido ao bom retrospecto. Na edição de 2022, conseguiu a melhor distância da competição, com 318 metros. Além disso, teve a melhor marca da Copa Americanense de Foguetes, realizada em agosto deste ano, com 375 metros. Desta forma, o jovem foi convidado pelo presidente da OBA, o professor doutor João Batista Garcia Canalle.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.
Ao LIBERAL, ele afirmou que espera que seu feito inspire outras pessoas, alegando que foi o reflexo de todo seu esforço. “Estou muito grato por ter essa oportunidade e espero que a minha trajetória, a minha jornada, inspire muitas outras pessoas a terem suas conquistas e buscar seus resultados”, disse.
“Ser o recordista é, de fato, uma sensação incrível. É a concretização de todo esse tempo de muita dedicação, trabalho árduo, esforço e perseverança. Uma conquista que não é só minha, mas de todo mundo que esteve ao meu lado me apoiando em cada etapa e acreditando que seria possível conseguir esse resultado”, completou.
Homenagem
Nesta terça-feira (10), o vereador Gualter Amado (Republicanos) propôs à Câmara uma moção de aplauso a Giovanni. Na homenagem, Gualter disse que o recorde nacional é motivo de orgulho para a cidade de Americana e, portanto, representa uma conquista notável.
*Estagiário sob supervisão de João Colosalle