25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Inspeção remota deverá ser ‘nova arma’ contra dengue em Americana

Esta é a primeira vez que o combate à dengue no município vai contar com esse equipamento, que vai permitir fiscalizar locais de difícil acesso

Por Marina Zanaki

23 de novembro de 2020, às 07h31 • Última atualização em 23 de novembro de 2020, às 07h32

No Brasil, leishmaniose, tuberculose, doença de Chagas, malária, esquistossomose, hepatites, filariose linfática, dengue e hanseníase estão entre as principais doenças - Foto: Fundação Oswaldo Cruz - Acervo

A Prefeitura de Americana vai comprar cinco equipamentos para o combate à dengue que vão permitir fiscalizar locais de difícil acesso. Os chamados equipamentos de inspeção visual remota terão custo total de R$ 18 mil, verba proveniente da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).

O equipamento é composto por uma haste de alumínio regulável que pode chegar a até três metros de altura. Na ponta superior, há uma câmera para captar imagens. Ela também opera no modo de visão noturna. Na ponta inferior, há um monitor.

Esta é a primeira vez que o combate à dengue no município vai contar com esse equipamento. Em outubro do ano passado, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou ao LIBERAL que havia adquirido equipamentos de inspeção visual remota também por meio de verba da Agemcamp.

Coordenador da Unidade de Vigilância Ambiental em Americana, Antônio Jorge da Silva Gomes destacou que esses equipamentos vão auxiliar a fiscalizar locais de difícil acesso.

“Vai dar para fazer inspeção quando o agente detecta, por exemplo, algum possível problema de calha. Da mesma forma, pode ser solicitado para que sejam verificados uma caixa d’água, um terreno baldio murado, uma residência fechada através de alguma do lado, laje sem cobertura”, explicou.

“E você faz tanto para cima quanto para baixo. Se eventualmente tiver algum bueiro com água parada vai dar para a gente ver”, finalizou o coordenador.

Publicidade