19 de abril de 2021 Atualizado 18:53

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Jornalismo

Grupo Liberal lança site mais rápido e voltado ao acesso por smartphones

Com audiência em alta, página atualiza layout, reorganiza conteúdo e agrega tecnologia que acelera carregamento nos celulares

Por Da Redação

28 abr 2020 às 08:21 • Última atualização 28 abr 2020 às 11:12

O Grupo Liberal lança nesta terça-feira um novo site. A página, acessada por mais de 1 milhão de usuários por mês e com uma audiência em crescimento, que chegou a quase 7 milhões de páginas visualizadas em março, tem uma nova disposição do noticiário, em um visual mais “limpo”, de carregamento mais veloz e adaptado para o acesso via smartphones.

As notícias locais, de Americana e região, continuam sendo as de maior destaque na página principal do site, que passa também a publicar conteúdo de opinião em formato de blogs.

Projeto de novo site buscou desenvolver melhorias para os acessos feitos por meio do celular – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

O novo site é um projeto do Grupo Liberal com a agência Audaz, de Americana, responsável pelo desenvolvimento do site anterior e pelo projeto gráfico da versão impressa do jornal.

O trabalho que reformulou como o conteúdo online do LIBERAL passaria a ser apresentado aos usuários e leitores teve início no ano passado, com discussões internas e junto a setores de programação e design da agência.

A melhoria na experiência do usuário ao acessar o site foi o principal objetivo da mudança, segundo o editor-executivo do Grupo Liberal, João Colosalle.

“Queríamos um site de fácil navegação e que privilegiasse o motivo pelo qual as pessoas acessam nossas páginas: as notícias”, explica.

Fundador e sócio da Audaz, Alexandre Bassora diz que o trabalho conjunto entre a agência e o LIBERAL coloca o novo site como um dos mais modernos da imprensa no Brasil.

“Chegamos a um portal com o objetivo de agradar aos mais de um milhão de usuários que acreditam em um jornalismo sério”, diz o diretor comercial do Grupo Liberal, Fernando Giuliani.

“O LIBERAL é a identidade de nossa região. Tem no coração e no espírito, além do compromisso com a verdade, um compromisso com a história, com as pessoas, com o desenvolvimento de Americana e região. Estamos saindo na frente”, comenta.

Para melhorar a experiência do usuário do novo site do LIBERAL, os desenvolvedores buscaram adaptá-lo à expectativa de quem navega pela internet pelo celular hoje em dia: mais velocidade e baixo consumo de dados, principalmente 4G.

Editor do site, Luciano Bianco explica que as páginas foram desenvolvidas com a tecnologia AMP, do Google, que permite carregamento quase instantâneo nos celulares.

Hoje, cerca de 80% dos acessos ao site do LIBERAL são feitos via celular.

“O usuário terá mais facilidade para encontrar o conteúdo, a velocidade de navegação vai aumentar e o consumo de dados será reduzido”, comenta.

“Vale ressaltar que o site do LIBERAL é um dos primeiros 100% AMP do Brasil. Conseguimos uma performance e uma fluidez melhor para os usuários que acessam pelo celular”, diz Jonatan Rocha, sócio da Audaz, que participou do projeto.

Layout

Para redesenhar o novo site, jornalistas, departamento comercial e colaboradores da agência discutiram inovações no setor e buscaram referências positivas em outras publicações, no país e no exterior.
O resultado é um site mais ágil e intuitivo, que busca tornar mais fácil o consumo do conteúdo, seja ele parte do noticiário, de serviços ou também de anunciantes.

Dentre as principais alterações, a homepage do LIBERAL passa a agrupar uma maior quantidade visual de notícias, permitindo agrupá-las de maneira mais prática em assuntos correlatos, com o devido espaço na “capa do site”.

Nas páginas de notícias, o objetivo foi valorizar a leitura, ajustando tamanho e cores de fontes, fundo de tela e espaçamento entre as linhas. O mesmo se adotou para a homepage – boxes e fios, comuns no antigo site, foram suprimidos.

As fotos também ganharam mais protagonismo. Em versão para computadores, o site poderá apresentar reportagens com imagens relevantes em tamanhos maiores e com mais qualidade sem atrapalhar a leitura.

A homepage permitirá ainda apresentar conteúdos com mais destaque em boxes especiais.

O novo site mantém o destaque para a produção multimídia do Grupo Liberal: pela página, é possível acessar as duas rádios do Grupo – FM Gold 94.7 e Você AM 580 – e a versão digital do jornal impresso, com acervo desde 2000.

Conteúdo

O noticiário local permanece como o principal conteúdo produzido e publicado pelo LIBERAL também em seu site, mas a nova versão das páginas digitais também traz uma reorganização editorial das reportagens.

A editoria Brasil e Mundo, uma das mais acessadas no site, passa a ser subdivida em Política, Economia e Cotidiano – esta última, com notícias gerais que ocorrem pelo País –, além do noticiário internacional. São reportagens, em sua maioria, produzidas pela Agência Estado, uma das maiores do País, vinculada ao jornal O Estado de São Paulo.

Outras editorias de conteúdos “mais frios” também tiveram alterações. A aba Mais passa a reunir informações sobre moda, turismo, automóveis, pets, saúde e qualidade de vida e tecnologia.

No link de revistas, estarão as reportagens vinculadas às publicações da Revista L, bem como dos anuários Casa, sobre arquitetura e construção, e Noiva, sobre casamentos.

O site ainda mantém o espaço exclusivo para os podcasts, além de informações gerais para os leitores, como telefones de serviços essenciais, horário das feiras livres, horóscopo, notas de falecimentos e editais de proclamas.

Publicidade