Gama e PM realizam operação antipancadão no Carnaval

Ações começam nesta sexta-feira e seguem até a próxima quarta, visando coibir som alto, crimes e outros problemas em pontos estratégicos de Americana


A Gama (Guarda Municipal de Americana) e a PM (Polícia Militar) irão atuar de maneira integrada durante o Carnaval em Americana, desta sexta-feira (21) até a próxima quarta (26). Assim como ocorreu nos últimos feriados de Natal e Ano Novo, um dos principais focos é a Avenida Brasil.

O local já foi palco de “pancadões” no Natal de 2018, ocasião em que uma festa na região próxima ao Parque Ecológico reuniu mais de 2 mil pessoas e teve até disparo de arma de fogo.

Foto: Arquivo / O Liberal
Gama realiza operação em conjunto com a PM durante o Carnaval

O comandante da Gama, Marcos Guilherme, diz que o principal objetivo da operação é a manutenção da ordem. Operações mais intensivas são procedimentos de praxe em datas festivas.

“Juntamente com a PM, fazemos uma estratégia para não sobrepor esforços. E a Avenida Brasil, como é de costume e conhecimento de todas as autoridades, tem uma demanda específica. Nós fazemos um trabalho preventivo”, comenta.

O comandante explica ainda que as viaturas destinadas ao patrulhamento comum irão atender à população normalmente, enquanto viaturas da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) estarão nos locais onde costuma haver aglomeração de pessoas, como é o caso não só da Avenida Brasil, mas também de pontos na Praia dos Namorados e Praia Azul, dentre outros bairros.

Foto: Governo do Estado de São Paulo
PM também terá viaturas em pontos estratégicos da cidade

Ele aponta o uso abusivo de álcool e substâncias ilícitas e a poluição sonora, que serão inibidos com abordagens e bloqueios, como focos da atuação da guarda. “Muitas vezes estacionam veículos próximo a hospitais ou áreas residenciais e acabam exagerando no volume do som. Vamos trabalhar para evitar isso”, diz.

Segundo o capitão Antonio Carlos Rugero Filho, comandante da 1ª Companhia da PM e responsável pelo policiamento em Americana, a atuação da corporação estará voltada à fiscalização do consumo de bebida alcoólica por condutores de veículos, com o uso de etilômetro.

“Solicitamos aos cidadãos que evitem essa conduta, porque as chances de serem flagrados será maior do que nos dias normais”, recomenda Rugero.

Além disso, ele ressalta que a PM estará atenta aos locais que podem concentrar grande aglomeração de pessoas, coibindo o tráfico de drogas e outros crimes, além do consumo de álcool e tabaco por adolescentes.

“Nosso principal objetivo é salvaguardar o munícipe, para que ele possa curtir o Carnaval com a família de forma segura e ordeira, ocupando os locais de eventos com o maior efetivo policial possível”, finaliza o capitão.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora