26 de abril de 2024 Atualizado 10:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Final de semana deve ser chuvoso com chegada de nova frente fria à região

Defesa Civil paulista emitiu alerta para as regiões de Campinas, Sorocaba e Itupeva

Por

05 de março de 2021, às 07h45 • Última atualização em 05 de março de 2021, às 09h01

Depois das chuvas do último final de semana, uma nova frente fria deve atingir a região de Campinas a partir desta sexta-feira (5), de acordo com comunicado da Defesa Civil do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (4).

Além da região de Campinas, a Defesa Civil paulista também emitiu um alerta em seu site oficial para as regiões de Sorocaba e Itupeva.

Com a virada no tempo, o calor dos últimos dias dará uma trégua – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Segundo o órgão, o clima instável deve permanecer dessa maneira até o próximo domingo (7). É estimado que chova 65 milímetros em 72h, o que deve ser acompanhado de raios e ventos.

No entanto, de acordo com a pesquisadora Ana Ávila, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), não há motivo para alarmismo.

“Nós temos uma frente fria chegando, com chuvas mais volumosos para as regiões sul e oeste do estado. Mas para nós aqui também pode acontecer. São temporais que podem vir mais intensos em algumas regiões, mas nada que provoque pânico”, afirmou.

Segurança
A orientação da Defesa Civil de Americana é que a população fique atenta para os cuidados necessários, como evitar ficar em áreas vulneráveis e de riscos de alagamentos e inundações.

Em caso de alagamentos, não coloque a vida em risco para salvar documentos ou qualquer outro objeto de valor. Além disso, é preciso desconectar os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos-circuitos.

Com a virada no tempo, o calor dos últimos dias dará uma trégua – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Também é importante desconectar os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos-circuitos e evitar contato com as águas de enchentes, que podem estar contaminadas e provocar doenças.

Para emergências, a população pode acionar a Defesa Civil no telefone (19) 99710-9242, para o Corpo de Bombeiros, no 193, ou ainda para Gama, pelo telefone 153.

Publicidade