26 de abril de 2024 Atualizado 08:19

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Fim de restrições dos horários anima comerciantes de Americana

Retomada Segura anunciada pelo Governo de São Paulo foi comemorada por empresários da cidade

Por Ana Carolina Leal

18 de agosto de 2021, às 08h07 • Última atualização em 18 de agosto de 2021, às 08h10

Centro de Americana nesta terça-feira: empresários consideram positiva a liberação dos comércios - Foto: Marcelo Rocha - O Liberal

O fim das restrições de horários por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a liberação para os estabelecimentos funcionarem com 100% da capacidade a partir desta terça-feira animaram os comerciantes de Americana. Eventos sociais, museus e feiras corporativas também estão liberados de acordo com anúncio feito pelo Governo de São Paulo para o que eles consideram como “Retomada Segura”.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), Wagner Armbruster, disse que a diminuição nas restrições, além de permitir que os estabelecimentos fiquem abertos por mais tempo, transmite ao consumidor uma sensação maior de segurança, considerando a queda no número de casos, óbitos e de internações. Uma coisa puxa a outra, afirmou.

Além disso, destacou Wagner, com as atividades voltando à normalidade, consequentemente haverá maior geração de empregos, aumentando o poder de compra do consumidor e deixando o comércio mais otimista para os próximos meses.

Proprietário de uma loja de joias e relógios e vice-presidente da associação, Germano Pavan Neto, disse que a retomada tem uma influência muito grande em todos os meios econômicos – indústria, comércio e serviço. “O fim das restrições é visto como um ânimo, um sentimento bom, de que ainda temos muito para fazer. Veio para somar com tudo o que a gente está buscando”.

O empresário Mário Zanini avalia como positivo a liberação dos horários e o funcionamento dos estabelecimentos com 100% da capacidade. Segundo ele, muitas pessoas, a maioria idosas, devem voltar a visitar às lojas, frequentar o comércio. “Acredito que vai melhorar o mercado, além de ser bom também para o psicológico”.

Ele acredita que a retomada vai impactar na venda dos Dia das Crianças, em 12 de outubro, próxima data comemorativa. “Muitas avós querem vir com o neto para escolher o presente. Ainda tem muitos que fazem isso. Por isso, prevemos um acréscimo de no mínimo 6% a 10% nas vendas”.

Um dos diretores do Sincomércio e também comerciante, Evandro Barizon, afirmou que a expectativa com o fim das restrições é fantástica. De acordo com ele, o aumento nas vendas é sentido desde abril. “Aqueles que felizmente conseguiram manter seus empregos, consomem normalmente. Acredito que com a liberação dos horários, o consumidor voltará a ter onde ir e isso pode fazer com que ele queira renovar o guarda-roupa. Estamos otimistas”, afirmou.

Para o economista e diretor da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), Laerte Martins, a flexibilização das restrições praticadas para conter o avanço da Covid-19 implica em uma possibilidade de retorno da economia aos níveis da pré-pandemia (2019). No entanto, para que não haja retrocesso,  continua a ser fundamental o resguardo do uso de máscaras, do álcool em gel e da manutenção do distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.

Publicidade