25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

SEM SINALIZAÇÃO

Falta de iluminação impede decolagens e pousos à noite no Aeroporto Municipal de Americana

Dois transformadores queimaram no início de fevereiro, possivelmente por conta de um raio, e devem ser trocados em até 20 dias

Por Rodrigo Alonso

03 de março de 2022, às 07h32 • Última atualização em 03 de março de 2022, às 07h41

As decolagens e os pousos estão proibidos no período da noite no Aeroporto Municipal de Americana, por conta de falta de iluminação. Dois transformadores queimaram no início de fevereiro, possivelmente por causa de um raio, o que deixou a pista sem sinalização.

Os aparelhos devem ser trocados em até 20 dias, segundo Pedro Peol, secretário adjunto da Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário), unidade responsável pelo aeroporto.

Administração recebeu três orçamentos de novos aparelhos – Foto: Claudeci Junior / O Liberal

Ele disse ter recebido três orçamentos na última sexta-feira, com preços que variam de R$ 5 mil a R$ 7 mil. “Agora, vamos fazer o procedimento para a compra dos transformadores”, afirmou.

A queima dos transformadores afetou apenas a sinalização da pista. Não houve prejuízo quanto aos refletores, por exemplo.

No dia 3 de fevereiro, a administração do aeroporto enviou à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) uma Notam (sigla em inglês para Aviso aos Aeronavegantes), documento pelo qual relatou o problema.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

“Automaticamente, qualquer voo solicitado para a nossa região é bloqueado. Não é liberado o plano de voo”, declarou o administrador do aeroporto, Marcos Daniel Araújo.

Ele destacou que, sem a sinalização na pista, não há qualquer possibilidade de aviões pousarem ou decolarem no local à noite. Os usuários, então, precisam recorrer a outras alternativas, como utilizar outro aeroporto.

“Os usuários que precisam voar à noite têm de sair antes ou voltar para outro aeroporto aqui por perto”, comentou. A situação tem afetado, inclusive, as escolas de aviação instaladas no local, que costumam fazer atividades noturnas.

Após a queda na iluminação, foi necessária a realização de testes para identificar o que teria causado o problema. O procedimento durou cerca de 15 dias, até a constatação da queima dos dois transformadores.

Existe a suspeita de que a pane aconteceu devido a uma tempestade, quando um raio atingiu a cabeceira da pista. Um avião estava em processo de pouso no momento que a sinalização apagou, mas conseguiu aterrissar sem maiores complicações.

Publicidade