25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

49ª Exposição

Exposição de orquídeas espera atrair 11 mil pessoas

Tradicional mostra nacional de American acontece entre os dias 23 e 25, na Fidam; diversidade entre híbrida e nativa aumenta

Por Valéria Barreira

11 de agosto de 2019, às 07h21 • Última atualização em 17 de agosto de 2019, às 11h11

Com entrada franca e esperando receber 11 mil pessoas, a 49ª Exposição Nacional de Orquídeas de Americana acontece entre os dias 23 e 25 deste mês nos pavilhões da Fidam (Feira Industrial e Americana), com apoio do Grupo Liberal de Comunicação. A entrada é franca.

Nove mil variedades da planta, entre híbridas e nativas, estarão à venda no evento deste ano. O número é superior ao de 2018 e garante diversidade de opções aos apaixonados pela planta. Segundo Ademilson de Godói, presidente do Círculo dos Orquidófilos de Americana, serão nove produtores vendendo o que têm de melhor.

Foto: João Carlos Nascimento-O Liberal (13)
Neste ano, a exposição americanense espera atrais 11 mil pessoas

“Neste ano, decidimos ampliar a área de venda e estamos com um produtor a mais. Para os consumidores, isso é bom porque significa mais opções de compra”, explica Godói. Ele informa que as novidades movem o mercado e a cada ano os produtores trazem novas espécies. “A hibridação está mais fácil e garante uma diversidade inesgotável. A todo momento aparecem orquídeas com novas cores, formas e tamanhos”, diz.

Em 2018, a feira foi realizada em outubro. Antecipá-la em dois meses também significa novidades aos visitantes. “Em comparação com outubro, agosto é um mês com mais espécies florindo. Então o público também terá a chance de conhecer orquídeas que não viu no ano passado”. Tanta variedade também garante bons preços. Godói informa que será possível encontrar a planta com valores a partir de R$ 10.

A globalização e a chegada de espécies importadas, principalmente da Ásia, ajudaram a derrubar os preços e a popularizar a planta. Em 2018 a exposição recebeu nove mil pessoas. “Neste ano, esperamos chegar a 11 mil”. O crescimento da exposição foi impulsionado pela mudança de local há quatro anos, quando saiu do salão de festas da Basílica de Santo Antonio para a Fidam.

Foto: Arquivo / O Liberal
Godói destacou o aumento das opções de compra ao consumidor

“Com o espaço maior, ampliamos as áreas de exposição e venda e passamos a reforçar a divulgação. Com isso, a exposição vem crescendo a cada ano”. A estrutura atual inclui a venda de defensivos, adubos e acessórios para cultivo e manejo de orquídeas. Os visitantes também encontrarão vasos artesanais, bonsais e praça de alimentação.

Na área dedicada à exposição os visitantes terão a chance de observar espécies de colecionadores, incluindo orquídeas raras e valiosas. Associações de orquidófilos de regiões diferentes do Estado, além de Minas Gerais, estarão expondo quatro mil vasos da planta.

Uma comissão julgadora vai avaliar e escolher as espécies campeãs deste ano. O julgamento acontece na sexta-feira, primeiro dia do evento. As vencedoras serão exibidas até o final da exposição.

Serviço

49ª Exposição Nacional de Orquídeas de Americana

Fidam – Avenida Nossa Senhora de Fátima, 200

Dia 23: Venda a partir das 8h e abertura da exposição às 19h, com fechamento às 22h.
Dia 24: Venda e exposição das 8h às 20h.
Dia 25: Venda e exposição das 8h às 17h.

Publicidade