18 de outubro de 2024 Atualizado 14:45

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

abastecimento

Estado autoriza retomada de obras de barragens que podem melhorar qualidade da água de Americana

Obras em Pedreira e Duas Pontes devem ser finalizadas em 2026; Santa Bárbara e Hortolândia também serão beneficiadas

Por Lucas Ardito

18 de outubro de 2024, às 14h45

Novas barragens devem melhorar a qualidade da água em Americana, Santa Bárbara e Hortolândia - Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

O Governo do Estado de São Paulo emitiu nesta quinta-feira (17) ordens de serviço para a retomada da construção de duas barragens que podem melhorar o abastecimento de água em Americana e outras cidades da região. As represas Pedreira e Duas Pontes devem ficar prontas em julho de 2026.

Além de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Hortolândia serão beneficiadas pelas obras. O investimento total será de R$ 806 milhões, feito pela Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística).

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

As novas barragens irão funcionar como caixas-d’água. O objetivo é estocar água de períodos chuvosos para uso em meses de seca – neste caso, a água será liberada para manter o nível dos rios. Além disso, as barragens poderão ajudar a evitar enchentes em caso de chuvas fortes.

“Esta é uma iniciativa muito importante para garantir resiliência hídrica para as regiões de Campinas, Jundiaí e Piracicaba, beneficiando 5,5 milhões de pessoas, cerca de 12% da população do Estado”, disse a secretária da Semil, Natália Resende.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Ao todo, as barragens poderão armazenar até 85 bilhões de litros d’água, segundo o Estado. Isso equivale a 34,2 mil piscinas olímpicas.

Publicidade