10 de outubro de 2024 Atualizado 23:17

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Freelou!

Empresários de Americana criam app que contrata freelancers

Objetivo é conectar trabalhadores informais a bares e restaurantes que disponibilizam vagas temporárias

Por Redação

02 de novembro de 2020, às 08h01

Seis empresários americanenses lançaram, há cerca de dois meses, um aplicativo que busca viabilizar a contratação de freelancers do ramo alimentício. O projeto “Freelou!” foi colocado em prática durante a crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19.

O objetivo é criar uma comunicação facilitada entre donos de restaurantes e trabalhadores informais que buscam por vagas mais flexíveis.

A equipe que desenvolveu o app Freelou! – Foto: Divulgação

Para Marcelo Oliva, um dos fundadores do projeto, o aplicativo se concretiza justamente durante crise econômica provocada pela pandemia. “Alguns de nós somos donos de restaurante. Nós sentimos que precisávamos acelerar o processo de desenvolvimento do app para tentar sanar essa dificuldade de encontrar trabalhadores temporários”, explica o empresário. A equipe conta também com advogado e desenvolveres de tecnologia.

O recurso permite que o dono do estabelecimento e o trabalhador informal possam filtrar as vagas de acordo com horário de trabalho, dias da semana disponíveis, distância entre o freelancer e restaurante e valor da mão-de-obra.

“A partir do momento que a pessoa se candidatou, os usuários podem abrir um chat no próprio aplicativo para tirar dúvidas e finalizar o processo de conhecimento entre candidato e contratante. Basta apertar um botão para fechar o negócio”, afirma Marcelo Oliva.

O intuito, segundo o fundador do projeto, era resolver dois principais problemas apontados pelos sócios. “Por parte dos estabelecimentos, existe a dificuldade em buscar mão-de-obra específica e qualificada. Às vezes o dono do restaurante precisa apenas de um garçom substituto para um dia. Já o freelancer geralmente busca fazer uma renda extra aos finais de semana”, explica Oliva.

Dessa forma, o aplicativo permite que restaurantes e funcionários filtrem informações sobre a vaga, a fim de realizar uma análise prévia da empresa e do candidato. Para o freelancer, o serviço não tem custo. Já o estabelecimento pode realizar cerca de três contratações gratuitas e, após o período de teste, paga uma assinatura mensal de R$ 79,90.

Atualmente, o cadastro de restaurantes, bares e informações sobre o candidato estão disponíveis para Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa. A empresa pretende ampliar a base de dados na região, especialmente em Sumaré. Segundo Oliva, o retorno da região está alto e os sócios estão fechando parcerias com outros restaurantes das cidades nas quais o aplicativo funciona.

Nesse sentido, Oliva diz que a ideia é incentivar a contratação de trabalhadores para além da informalidade. “Houve casos em que o freelancer foi contratado de forma fixa, inclusive para gerenciar a equipe de um restaurante. Por isso a base de candidatos está crescendo”, aponta o fundador. O aplicativo está disponível para Android e iOS e, segundo empresário, conta atualmente com cerca de 1.000 downloads.

Publicidade