26 de abril de 2024 Atualizado 12:05

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Em duas semanas, número de pacientes internados dobra em Americana

Atualmente, 17 moradores da cidade estão hospitalizados com coronavírus ou suspeita para a doença em hospitais de Americana

Por Marina Zanaki

04 de junho de 2020, às 08h38 • Última atualização em 04 de junho de 2020, às 11h40

O número de moradores de Americana internados com o novo coronavírus (Covid-19) ou suspeita para a doença dobrou nas últimas duas semanas.

Segundo o boletim desta quarta-feira, 17 pessoas que residem na cidade estão internadas, das quais quatro testaram positivo e as demais aguardam resultado de exames. O aumento já era previsto pelo Comitê de Crise do Coronavírus.

Há duas semanas, no dia 20 de maio, havia oito moradores da cidade internados – três que haviam testado positivo e os demais suspeitos. Na semana passada, esse número saltou para 18 (7 confirmados e 11 suspeitos).

Dos 17 pacientes internados atualmente, oito estão no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. Um deles testou positivo para coronavírus e os demais aguardam resultado.

Oito estão internados no Hospital Municipal e um já testou positivo – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_26.3.2020

A prefeitura passou a informar, na noite desta quarta, a taxa de ocupação de leitos de Covid-19 no HM. Dos 15 leitos, há 10 ocupados – quatro pacientes estão usando respirador e seis não precisam do recurso.

Questionada sobre a divergência entre internados no HM que consta no boletim (8) e no informativo de taxa de ocupação do hospital (10), a prefeitura explicou que os dados de ocupação de leitos foram atualizados à noite, após o fechamento do boletim de casos.

O município ponderou ainda que é possível que pacientes que já tenham sido descartados para Covid-19 sigam internados nessa ala por conta do quadro.

Boletim

A Prefeitura de Americana informou nesta quarta-feira que investiga duas mortes com suspeita para o novo coronavírus (Covid-19).

No boletim, a administração disse que há 136 casos positivos, dos quais oito morreram, quatro estão internados e 19 pacientes estão em isolamento domiciliar. Americana tem 105 curados do coronavírus.

Podcast Além da Capa
O novo coronavírus representa um desafio para a estrutura de saúde de Americana, assim como outros municípios da RPT (Região do Polo Têxtil), mas não é o primeiro a ser encarado. H1N1, dengue, malária, febre maculosa. Outras doenças também modificaram rotinas, exigiram cuidados além do trivial – ainda que não tenha havido quarentena, como agora – e servem de experiência para traçar paralelos com o atual cenário. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com a repórter Marina Zanaki, que assina uma série de reportagens sobre outras epidemias em Americana.

Publicidade