06 de julho de 2024 Atualizado 17:59

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Eleição define os cinco novos membros do Conselho Tutelar de Americana

Apesar de facultativo, 7.340 eleitores foram às urnas neste domingo para eleger os novos conselheiros, um aumento de 17,4% em relação a 2019

Por Redação

01 de outubro de 2023, às 21h27 • Última atualização em 01 de outubro de 2023, às 21h28

Os novos conselheiros são: Rita Lima, Renan Rodrigo Silva, Renata Fagionatto, Rodrigo Miletta e Aline Martins da Silva - Foto: Divulgação

O resultado da eleição do Conselho Tutelar de Americana foi divulgado na noite deste domingo (1º) pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Foram eleitos para o mandato de quatro anos: Rita Lima (1.068 votos), Rodrigo Miletta (974 votos), Renata Fagionatto (878 votos), Aline Martins da Silva (857 votos) e Renan Rodrigo Silva (695 votos).

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Ao longo do dia, 7.340 eleitores foram às urnas para eleger os cinco conselheiros titulares e cinco suplentes, de um total de 13 candidatos. Houve aumento de 17,4% na presença de eleitores em relação aos 6.252 votantes na eleição de 2019 na cidade. A apuração dos votos foi realizada na Casa dos Conselhos.

Os cinco suplentes são: Thiago Colombo Silva (642 votos), Daniele de Freitas Franco (618 votos), Pedro Gatti (562 votos), Rosane Bassan (476 votos) e Luciana Rebouças (178 votos).

Outros três candidatos tiveram as seguintes votações: Mêncio Toledo (170 votos), Camila Sanches de Souza Sant Anna (169 votos) e Lidia Rodrigues (53 votos).

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

“A votação transcorreu dentro da normalidade. O número de votantes foi maior que há quatro anos. O voto é facultativo e os eleitores tiveram a oportunidade de exercer a sua cidadania e contribuir com o processo para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. Desejamos a todos os eleitos uma boa gestão em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente e que o trabalho desenvolvido seja referência na nossa cidade. Agradecemos a todos que colaboraram para o êxito do processo eleitoral”, disse a presidente do CMDCA, Mariana Leite Zimermann Araújo.

O prefeito Chico Sardelli, que votou na manhã deste domingo, parabenizou os eleitos e a todos os candidatos que participaram da eleição, assim como os organizadores, servidores e colaboradores. “Os eleitores foram às urnas e cumpriram seu dever cívico em prol da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. O Conselho Tutelar tem um importante papel a cumprir e condições para exercer um bom trabalho na cidade, com o apoio da nossa Administração. Parabenizo os candidatos eleitos, suplentes e os participantes deste pleito. Desejo um bom mandato ao novo Conselho Tutelar. Parabenizo também o CMDCA, a presidente Mariana, e a Comissão Eleitoral pela condução de todo o processo e a todos que colaboraram”, disse o prefeito.

O vice-prefeito Odir Demarchi também parabenizou os eleitos e todo o processo. “É uma eleição muito importante para nossa cidade e ficamos felizes em ver essa grande participação dos eleitores. Parabéns a todos os eleitos e à organização de todo o processo eleitoral”, afirmou.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, acompanhou a apuração e desejou sucesso aos conselheiros. “Foi um processo que teve muito empenho, dedicação, competência e seriedade, pois a responsabilidade é grande para que tudo seja organizado, preparado e executado. Agradecemos a todos, CMDCA, Ministério Púbico, Justiça Eleitoral e todos os apoiadores. Desejo aos conselheiros uma boa gestão e vamos juntos trabalhar em prol das crianças e dos adolescentes do município”, disse Juliani.

Pela primeira vez na eleição do Conselho Tutelar foram utilizadas urnas eletrônicas para a votação em 41 sessões de votação. Também foram necessárias seis urnas de lona e cédulas de papel, visando adequar as sessões que ficaram muito distantes da abrangência territorial das sessões originais de votação.

Cerca de 200 pessoas, entre servidores, colaboradores, Polícia Civil, Guarda Municipal e equipe de apoio trabalharam na eleição. A promotora de Justiça da Infância e Juventude, Renata Calazans Nasraui, também esteve presente na apuração dos votos.

Publicidade