26 de setembro de 2024 Atualizado 17:40

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

POLÍCIA

Clínica clandestina de idosos é interditada em Americana

Responsável foi autuada administrativamente; local abrigava 17 pacientes, que eram cuidados por uma funcionária

Por Paula Nacasaki

26 de setembro de 2024, às 16h01 • Última atualização em 26 de setembro de 2024, às 17h40

Uma casa no bairro São Jerônimo, em Americana, que funcionava como uma clínica clandestina de repouso para idosos, foi interditada pela Vigilância Sanitária na manhã desta quinta-feira (26). Além disso, a responsável foi autuada administrativamente.

O local abrigava 17 idosos, entre homens e mulheres. Alguns apresentavam problemas de saúde e necessitavam de curativos. Cinco deles foram levados à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Dona Rosa.

Casa de repouso clandestina fica na Rua Gregório Sacoman – Foto: Paula Nacasaki/Liberal

A PM (Polícia Militar) se deslocou até a clínica clandestina por volta das 9h, na Rua Gregório Sacoman, após uma denúncia anônima. Os policiais foram recebidos pela funcionária da clínica.

Conforme os policiais militares informaram ao LIBERAL, a casa é inadequada para essa finalidade, com apenas um banheiro e má ventilação. Também não há alvará para funcionamento. Ainda segundo a PM, o cuidado aos idosos é realizado somente por uma funcionária. Além dela, há um cozinheiro.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Enquanto os militares e peritos da Polícia Científica faziam os registros, a proprietária do imóvel chegou. Ela disse aos agentes que os idosos estavam nessa casa provisoriamente há uma semana e seriam transferidos para outro local. Entretanto, de acordo com a denúncia e vizinhos, a clínica clandestina funciona há pelo menos cinco meses nesse endereço.

A mulher foi conduzida à delegacia de Americana e liberada após prestar depoimento. Ela será investigada por maus-tratos a idosos.

Vigilância Sanitária

Em nota, a Vigilância Sanitária comunicou que o imóvel não oferecia condições de segurança, habitabilidade e higiene. Segundo o órgão, imediatamente, os profissionais do setor acionaram a UAD (Unidade de Atendimento Domiciliar) da Secretaria da Saúde, para avaliação do quadro de saúde dos idosos residentes.

“Durante a avaliação médica da UAD, foram identificados cinco idosos que necessitaram de cuidados imediatos, sendo encaminhados para atendimento na UPA Dona Rosa. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos também foi acionada e está buscando contato com os familiares dos residentes”, comunicou.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Publicidade