Saidinha
Saída temporária: 68 presos não retornam aos presídios de Hortolândia
Aqueles que não voltam no prazo passam a ser considerados foragidos e perdem benefício do regime semiaberto
Por Cristiani Azanha
26 de setembro de 2024, às 08h35
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/hortolandia/saida-temporaria-68-presos-nao-retornam-aos-presidios-de-hortolandia-2261490/
A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo) informou que 68 dos 1.814 detentos das três unidades prisionais de Hortolândia não retornaram após a última saída temporária. Os presos, que cumpriam pena em regime semiaberto, foram colocados em liberdade na terça-feira (17), sendo que obrigatoriamente deveriam retornar até segunda-feira (25).
No CDP (Centro de Detenção Provisória) de Americana nenhum reeducando saiu, porque a população carcerária da unidade cumpre pena somente em regime fechado.
A saída temporária está prevista pela LEP (Lei de Execução Penal) e é destinada aos presos do regime semiaberto que apresentem bom comportamento e já tenham cumprido um sexto da pena, no caso dos primários, ou um quarto da pena, no caso dos reincidentes.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!
Os detentos liberados para a “saidinha” devem cumprir uma série de condições, como não frequentar bares, não ingerir bebidas alcoólicas ou outras substâncias entorpecentes, além de recolher-se à residência visitada ou local de permanência no horário das 19h às 6h.
Quando o preso não retorna à unidade, ele é considerado foragido e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto, ou seja, quando recapturado, volta ao regime fechado.
A última saída temporária do ano está programada para o período de 23 de dezembro de 2024 a 3 de janeiro de 2025.
Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!