20 de outubro de 2024 Atualizado 08:52

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

CENÁRIO HÍDRICO

Chico discute escassez de água junto ao Consórcio PCJ e apresenta situação de Americana

Prefeito diz que problema ocorre em toda a região e destaca necessidade de buscar soluções conjuntas

Por Redação

19 de outubro de 2024, às 08h51

Representantes da prefeitura se reuniram com o secretário executivo do Consórcio das Bacias PCJ, Francisco Lahoz - Foto: Secom/Divulgação

O prefeito Chico Sardelli reuniu-se nesta quinta-feira (17) com o secretário executivo do Consórcio das Bacias PCJ, Francisco Lahoz, em busca de informações e soluções para o cenário de escassez de água enfrentado por toda a região.

A recomendação dos técnicos é para que a população faça uso consciente da água, segundo a prefeitura. No encontro, o prefeito apresentou a situação do abastecimento de Americana.

O Executivo diz que, apesar das dificuldades impostas pela ausência de chuvas e pela vazão baixa do Rio Piracicaba, o município está conseguindo captar água bruta – ainda que com baixa qualidade – e realizar o tratamento de maneira adequada, porém, mais lenta, o que tem causado intermitência no abastecimento de alguns bairros na última semana.

“Estamos monitorando de maneira constante a situação em Americana e estamos vendo que se trata de um problema real em toda a região, provocado por eventos climáticos extremos. Por isso, é momento de união para buscarmos soluções conjuntas, sempre lembrando que a água é um bem finito e de uso coletivo”, afirmou Chico.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

“Nosso tratamento de água está mais lento, mas estamos conseguindo mandar água para todas as regiões, ainda que com algumas interrupções momentâneas. Reforçamos o trabalho de combate a vazamentos e perdas de água e estamos trabalhando com capacidade máxima na estação de tratamento de água”, afirmou o superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Marcos Morelli, que acompanhou a reunião.

Conforme o LIBERAL noticiou nesta semana, as ocorrências de falta d’água têm afetado a rotina de moradores e também de empresas. Em um dos casos, comerciantes precisam contratar caminhões-pipa para poder trabalhar.

Cenário crítico

A equipe técnica do Consórcio PCJ apresentou dados regionais que apontam para um cenário de “stress hídrico crônico”. As chuvas no mês de setembro foram 82% abaixo da média. Além disso, as vazões dos rios também estão abaixo da média histórica. A previsão para os próximos meses é que as chuvas ocorram também 50% abaixo da média.

“A instabilidade do comportamento climático da região pode durar até o início de dezembro, quando espera-se o retorno das chuvas à média histórica”, disse o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahoz, conforme texto divulgado pela prefeitura.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

“A situação em Americana, assim como em toda a Bacia hidrográfica, inspira atenção, mas os investimentos realizados pelo DAE e pela prefeitura possibilitam que a cidade ainda esteja numa situação um pouco melhor que em outras localidades que, inclusive, decretaram situação de emergência”, comentou.

O Sistema Cantareira, que destina água para a bacia, apresentou uma maior redução em seu volume útil total em comparação ao mês anterior, operando, ao término de setembro, com 50,9% de volume armazenado. Além disso, as altas temperaturas também têm feito o consumo de água aumentar.

Publicidade