10 de maio de 2024 Atualizado 22:20

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Centro de Americana registra movimento e lojas abertas no primeiro dia de fase vermelha

Lojas de setores não essenciais abriram as portas mesmo com as restrições impostas pela fase vermelha do Plano São Paulo

Por Heitor Carvalho

06 de março de 2021, às 15h23 • Última atualização em 06 de março de 2021, às 15h44

Vários comércios americanenses estavam parcialmente ou completamente abertos durante a manhã - Foto: Marcelo Rocha / O Liberal.JPG

Apesar do Departamento Regional de Saúde de Campinas, do qual Americana e mais 41 municípios fazem parte, estar na fase vermelha do Plano São Paulo a partir deste sábado (6), vários comércios americanenses estavam parcialmente ou completamente abertos durante a manhã.

A reportagem do LIBERAL esteve no calçadão da rua Fernando de Camargo, na Praça Basilio Rangel e em outras ruas adjacentes e flagrou lojas dos mais diversos setores, desde calçados e instrumentos musicais até cosméticos e roupas, atendendo clientes.

Ao ser questionado, um dos comerciantes abordados disse que o estabelecimento, que vende bijuterias, estava trabalhando “apenas com entregas”, apesar de clientes serem vistos dentro do espaço físico da loja.

Outro vendedor de uma loja de calçados e acessórios disse que o local estava aberto, mas que só era permitida a entrada de “um cliente por vez” e que os protocolos sanitários estavam “sendo cumpridos”.

Na fase vermelha do Plano São Paulo, comércio, restaurantes (somente delivery), bares, salões de beleza e academia, deveriam ficar fechados. O governo paulista também endureceu as regras do toque de restrição, que passará a valer das 20h às 5h.

Somente serviços essenciais podem funcionar, como mercados, farmácias, postos de combustível, igrejas e, dessas vez, também escolas, que poderão continuar a receber os aluno.

A medida vale para todo o território paulista até o dia 19 de março e foi adotada após Estado de São Paulo alcançar 75% de ocupação de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) Covid, tanto na rede pública quanto privada.

Em Americana, a situação dos hospitais particulares está crítica, com avanço na taxa de ocupação, e o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi estava com 90% de ocupação de todos os leitos para coronavírus nesta terça. Mesmo assim, diversos setores públicos continuarão atendendo normalmente.

A Prefeitura de Americana foi questionada sobre o descumprimento das regras do Plano São Paulo e sobre a fiscalização que vem sendo feita para coibir atividades fora das permitidas.

Como resposta, a assessoria da administração municipal disse que a Gama (Guarda Municipal de Americana) está trabalhando e atuando em fiscalizações, “sobretudo por meio de denúncias”, mas que está dando preferência em fazer um trabalho “informativo e de orientação”, para garantir o cumprimento da fase vermelha.

Para denunciar irregularidades ou aglomerações, o morador deve contatar a Gama pelo telefone 153, a Uvisa (Unidade de Vigilância Sanitária) pelo número 3475-3590, ou mesmo o SAC da prefeitura pelo site oficial ou no 3475-9000.

Publicidade