25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

HM alcança 90% de ocupação de todos os leitos para coronavírus

Dessa forma, dos 35 leitos para atendimento de coronavírus no hospital, 31 estão ocupados

Por Marina Zanaki

02 de março de 2021, às 22h26 • Última atualização em 02 de março de 2021, às 22h34

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, de Americana, alcançou no final da tarde desta terça-feira 90% de ocupação dos leitos para atendimento de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19).

Segundo a prefeitura, a taxa se refere a todos os leitos disponíveis para a doença, somando os 18 da enfermaria (sem respirador) e os 17 com respirador. Dessa forma, dos 35 leitos para atendimento de coronavírus no hospital, 31 estão ocupados. O município não especificou se os leitos restantes são da enfermaria ou com respirador.

No boletim diário do coronavírus desta terça-feira, que traz ocupação dos hospitais da cidade, o HM tinha ocupação de 59% de leitos com respirador (de 17 no total, 10 estavam ocupados) e de 83% sem respiradores (de 18 no total, 15 ocupados).

A prefeitura explicou que o boletim reflete o momento em que houve o levantamento do dado, e no caso se referia à situação de hoje pela manhã.

De acordo com o vereador Dr. Daniel (PDT), diante da lotação e para evitar um colapso, o HM está realocando pacientes da Ala de Observação masculina e feminina para a Ala 3, possibilitando disponibilizar mais leitos para pacientes infectados pelo coronavírus.

O parlamentar divulgou em suas redes sociais uma taxa de ocupação em 100%, mas a prefeitura não confirmou esse percentual e nem a transferência especificamente para Ala 3.

“O hospital vem trabalhando para otimizar seus espaços e permitir o atendimento de toda a demanda, inclusive com investimento em recursos humanos. O HM não vem medindo esforços para garantir a saúde dos munícipes. Vale destacar que esse é um problema vivido, neste momento, em todo o país”, disse a prefeitura.

Também há ocupação máxima de leitos de UTI Covid nos hospitais privados Unimed e São Lucas.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Segundo o boletim que trouxe os dados da manhã desta terça-feira, os quatro hospitais de Americana que oferecem internação para coronavírus registram 40 pacientes internados em respiradores, somando moradores da cidade e de outros municípios. O número é o maior deste ano e representa 70% de ocupação dos 57 leitos com respiradores.

Entre residentes de Americana, o número de internados em algum hospital (na cidade ou fora dela) chega a 67 pessoas. Dessas, 14 testaram positivo e 53 aguardam resultado de exame para coronavírus.

Publicidade