20 de maio de 2024 Atualizado 07:38

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

serviço

Cartórios eleitorais de Americana vão atender em um único prédio a partir de outubro

Mesmo com a centralização dos serviços em novo prédio no São Manoel, Americana ainda contará com duas zonas eleitorais

Por Gabriel Pitor

21 de setembro de 2023, às 08h28

Os cartórios eleitorais de Americana, que atualmente funcionam na Vila Pavan e no Boa Vista, terão os atendimentos unificados em um prédio na Rua Gregório Luchiari, 47, no São Manoel.

A mudança, que está prevista para acontecer em outubro, foi anunciada pelo chefe do cartório, Márcio Uchida, no programa Liberal no Ar, da Rádio Clube (AM 580).

Mesmo com a centralização dos serviços, Americana ainda terá duas zonas eleitorais – Foto: Marcelo Rocha/Liberal

Mesmo com a centralização dos serviços, Americana ainda contará com duas zonas eleitorais: 158 e 384.

Segundo Uchida, a transferência de prédio tem como objetivo agilizar as atividades, evitar confusões quanto aos locais de atendimento, dependendo da residência do eleitor, facilitar a atuação policial em eleições e fugir da cobrança da taxa da Área Azul, obrigatória para estacionar próximo ao cartório da região central.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

“Visando o lado do eleitor e de partidos interessados, a gente pontuou bastante essa questão da Área Azul. É um problema a pessoa se deslocar até o cartório para ter acesso aos nossos serviços e ter de pagar por isso”, explicou.

INICIATIVA

Além disso, Uchida comentou que essa é uma iniciativa do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), que pretende que todos os cartórios do interior do estado de São Paulo deixem estabelecimentos custeados pelas prefeituras e aluguem prédios, que serão bancados pelo próprio tribunal com a participação do proprietário na manutenção.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

O Cartório de Americana deverá servir de modelo para as demais cidades.

A inauguração da nova sede estava inicialmente prevista para agosto, mas devido aos ares-condicionados que serão instalados no local, a companhia responsável pela rede elétrica pediu para adiar a entrega para fazer adaptações.

Entre os principais serviços oferecidos pelos cartórios eleitorais estão a obtenção, revisão, transferência e emissão de segunda via do título de eleitor.

Também é possível conseguir a certidão de quitação eleitoral, fazer a biometria e no caso de candidatos ou partidos, entregar documentações.

Publicidade