Câmara aprova projeto que permite Americana receber lixo de fora

Caso a câmara dê o aval final para o projeto, plano da Engep é captar até 1,3 mil toneladas diárias de resíduos; veja como votou cada vereador


A Câmara de Americana aprovou na manhã desta quarta-feira (30), em primeira discussão, o projeto que autoriza a cidade receber lixo de outros municípios ao aterro sanitário que fica na região do Pós-Anhanguera. A proposta deve ser votada em segunda discussão no dia 12 de novembro.

A matéria foi aprovada por 13 votos e 6 contrários – o mínimo necessário para aprovação por se tratar de uma proposta de emenda à LOM (Lei Orgânica do Município).

Uma emenda aditiva ao projeto, de autoria da comissão de Meio Ambiente, foi aprovada – ela determina que a destinação final dos resíduos deverá observar a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e estar acompanhado de Estudo de Impacto de Vizinhança, além de fomentar a coleta seletiva. Outra emenda, do vereador Gualter Amado (Republicanos), que propunha limitar a disposição final do lixo, foi rejeitada.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

Na última sexta-feira, o gerente do aterro de lixo, Delmo Pescuma, afirmou que a Engep vai implementar uma usina de CDR (Combustível Derivado de Resíduos) em Americana com ou sem lixo de outras cidades. O pedido de licença prévia, inclusive, já está em análise na Cetesb desde o último dia 10, de acordo com o órgão.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

Atualmente, a Engep recebe 230 toneladas por dia, em média, e caso a câmara dê o aval final para o projeto, o plano da empresa é captar até 1,3 mil toneladas diárias de resíduos.

Como votou cada vereador

Alfredo Ondas – sim
Otto Kinsui – sim
Fran da Padaria – sim
Geraldo Fanali – sim
Gualter Amado – não
Juninho Dias – sim
Kim – sim
Leco – sim
Leo da Padaria – sim
Luiz da Rodaben – sim
Maria Giovana – não
Odir Demarchi – não
Pedro Peol – sim
Padre Sergio – não
Rafael Macris – sim
Thiago Brochi – sim
Thiago Martins – sim
Vagner Malheiros – não
Welington Rezende – não

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora