27 de abril de 2024 Atualizado 00:38

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Ataque de abelhas causa a morte de 14 macacos no Parque Ecológico

Prefeitura de Americana afirma que técnicos do parque ainda tentaram ajudar os animais depois do episódio, mas acabaram falecendo em função do ataque

Por Leonardo Oliveira

06 de dezembro de 2019, às 13h47 • Última atualização em 06 de dezembro de 2019, às 15h45

A invasão de um enxame de abelhas “oropa” causou a morte de 14 macacos prego do peito amarelo no Parque Ecológico Municipal “Cid Almeida Franco”, em Americana. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (6) pela administração. Um ataque semelhante matou várias aves há cerca de 15 anos no local.

Foto: Marcelo Rocha - O Liberal
Ataque atingiu 14 macacos prego do peito amarelo

De acordo com o diretor do Parque Ecológico, que também é engenheiro agrônomo, João Carlos Tancredi, os ataques do tipo levam os animais a um quadro tóxico generalizado. Como o ataque de um enxame carrega uma grande quantidade de veneno, leva-se os macacos à morte, explicou o diretor.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

A administração afirma que, após o ataque, os tratadores e técnicos do parque removeram os animais na tentativa de recuperar aqueles que não haviam morrido na hora. “Apesar de todo o empenho da equipe, momentos depois, todos os 14 animais vieram a óbito”, disse.

Segundo Tancredi, a migração de parte de uma colmeia é comum nesta época do ano. “A ocorrência deste fenômeno é relativamente comum e pode causar sérios transtornos. Quando o enxame está muito grande e acontece a produção de uma nova rainha, ocorre o enxameamento e as abelhas tornam-se muito agressivas”, explicou.

Publicidade