25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saúde

Após fila, UBS Mathiensen amplia agendamento para todos os dias

Mudança vale a partir da próxima segunda; até então, esse tipo de atendimento ocorria somente às sextas

Por Rodrigo Alonso

26 de fevereiro de 2021, às 18h20

Após reclamação de fila, a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Mathiensen, em Americana, passará a realizar agendamento de consultas todos os dias da semana, a partir da próxima segunda-feira (1º).

Até esta semana, esse tipo de atendimento ocorria somente às sextas-feiras, mas, na manhã desta sexta (16), houve moradores que enfrentaram fila e foram embora sem conseguir agendar consulta.

UBS do Mathiensen teve reclamação sobre fila e a forma de atendimento foi modificada para tentar acabar com o problema – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

A situação foi relatada pelo analista de logística Daniel da Silva Rodrigues, de 36 anos. Ele disse ter levado sua mãe para a UBS às 8h30, quando a fila já dobrava o quarteirão.

Vinte minutos depois, a equipe da unidade distribuiu senhas para os pacientes que estavam na frente e dispensou os demais, porque o limite de agendamentos já tinha sido atingido, segundo Rodrigues. A mãe dele, de 66 anos, estava entre as pessoas liberadas sem atendimento.

“Acredito que, na situação atual da pandemia, eles deveriam ter o mínimo de consciência e respeito pelas pessoas, ainda mais pessoas do grupo de risco”, afirmou o analista.

De acordo com a prefeitura, até então, a UBS agendava, no máximo, 100 consultas por sexta-feira. “Ocorre que, nesta sexta-feira, houve procura acima do esperado, o que exigiu da coordenação do serviço a distribuição de senhas, com limite para até 100 pessoas”, comunicou a administração municipal, em resposta ao LIBERAL.

Diante do problema, o posto médico reviu sua estratégia e, a partir da próxima segunda, manterá o agendamento aberto todos os dias da semana. A mudança visa evitar a formação de filas.

Situação semelhante já havia sido constatada pela reportagem no último dia 18, na UBS do Parque Gramado, onde a fila chegou a ter pelo menos 100 pessoas. O tempo de espera ultrapassava a marca de duas horas.

Publicidade