10 de maio de 2024 Atualizado 00:11

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Igreja Católica

Bispo quer resgate da credibilidade da Igreja Católica na região

Nomeado para o lugar de Vilson Dias de Oliveira após escândalo envolvendo a Basílica de Americana, dom José Roberto Fortes Palau fala em honestidade

Por George Aravanis

23 de novembro de 2019, às 08h30 • Última atualização em 08 de junho de 2021, às 10h21

Dom José Roberto Fortes Palau, nomeado novo bispo da Diocese de Limeira, diz que, para reaproximar os fiéis que se afastaram após o escândalo envolvendo a Basílica de Americana, é preciso resgatar a credibilidade da igreja. A maneira, segundo ele, é mostrar que os padres são honestos, dedicados e justos por meio do exemplo.

“Eu tinha um professor de Bíblia que dizia o seguinte: o evangelho [relato da vida de Jesus] que mais convence as pessoas é o quinto evangelho. Você sabe que só tem quatro, né? Mateus, Marcos, Lucas e João. O quinto é a sua vida”, disse o bispo, em entrevista por telefone ao LIBERAL.

Foto: Luciney Martins_Arquidiocese de São Paulo_21.6.2014
Dom José Roberto Fortes Palau assume função no dia 18 de janeiro

A Diocese de Limeira abrange 16 cidades, incluindo Americana. Atualmente, Palau é bispo auxiliar na Arquidiocese de São Paulo e assume o cargo em Limeira dia 18 de janeiro. Até lá, dom Orlando Brandes continua como administrador diocesano.

Palau será empossado oito meses após a renúncia de dom Vilson Dias de Oliveira em meio ao escândalo que atingiu a Diocese e a Basílica de Americana. Vilson foi investigado pela igreja (e ainda o é pela polícia) por suposta extorsão a outros padres e acobertamento de denúncias de casos de abuso sexual de ex-coroinhas atribuídos a Pedro Leandro Ricardo, reitor afastado da Basílica desde janeiro – os dois negam os crimes.

Vilson chegou a admitir à polícia o recebimento de R$ 4 mil de uma paróquia subordinada a ele para uso pessoal. O novo bispo não quis comentar os casos específicos citados nas investigações, mas, questionado sobre o que achava do uso de dinheiro da igreja para fins pessoais, disse: “A igreja é contra toda forma de corrupção. O papa tem falado tanto sobre isso.”

Com a renúncia, Vilson se livrou da investigação da igreja, mas Leandro não. A demora para a publicação do veredito sobre reitor afastado da Basílica tem revoltado fieis de Americana. Um grupo pretende conversar com o bispo para que ele interceda cobrando agilidade do Vaticano, que é responsável por definir o desfecho do processo na esfera católica.

Palau disse também que vai dialogar com todos, mas afirmou que não faria projeções sobre que medidas tomará antes de assumir.

Publicidade