03 de junho de 2020 Atualizado 19:49

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Igreja Católica

Bispo quer resgate da credibilidade da Igreja Católica na região

Nomeado para o lugar de Vilson Dias de Oliveira após escândalo envolvendo a Basílica de Americana, dom José Roberto Fortes Palau fala em honestidade

Por George Aravanis

23 nov 2019 às 08:30 • Última atualização 25 nov 2019 às 09:35

Dom José Roberto Fortes Palau, nomeado novo bispo da Diocese de Limeira, diz que, para reaproximar os fiéis que se afastaram após o escândalo envolvendo a Basílica de Americana, é preciso resgatar a credibilidade da igreja. A maneira, segundo ele, é mostrar que os padres são honestos, dedicados e justos por meio do exemplo.

“Eu tinha um professor de Bíblia que dizia o seguinte: o evangelho [relato da vida de Jesus] que mais convence as pessoas é o quinto evangelho. Você sabe que só tem quatro, né? Mateus, Marcos, Lucas e João. O quinto é a sua vida”, disse o bispo, em entrevista por telefone ao LIBERAL.

Foto: Luciney Martins_Arquidiocese de São Paulo_21.6.2014
Dom José Roberto Fortes Palau assume função no dia 18 de janeiro

A Diocese de Limeira abrange 16 cidades, incluindo Americana. Atualmente, Palau é bispo auxiliar na Arquidiocese de São Paulo e assume o cargo em Limeira dia 18 de janeiro. Até lá, dom Orlando Brandes continua como administrador diocesano.

Palau será empossado oito meses após a renúncia de dom Vilson Dias de Oliveira em meio ao escândalo que atingiu a Diocese e a Basílica de Americana. Vilson foi investigado pela igreja (e ainda o é pela polícia) por suposta extorsão a outros padres e acobertamento de denúncias de casos de abuso sexual de ex-coroinhas atribuídos a Pedro Leandro Ricardo, reitor afastado da Basílica desde janeiro – os dois negam os crimes.

Vilson chegou a admitir à polícia o recebimento de R$ 4 mil de uma paróquia subordinada a ele para uso pessoal. O novo bispo não quis comentar os casos específicos citados nas investigações, mas, questionado sobre o que achava do uso de dinheiro da igreja para fins pessoais, disse: “A igreja é contra toda forma de corrupção. O papa tem falado tanto sobre isso.”

Com a renúncia, Vilson se livrou da investigação da igreja, mas Leandro não. A demora para a publicação do veredito sobre reitor afastado da Basílica tem revoltado fieis de Americana. Um grupo pretende conversar com o bispo para que ele interceda cobrando agilidade do Vaticano, que é responsável por definir o desfecho do processo na esfera católica.

Palau disse também que vai dialogar com todos, mas afirmou que não faria projeções sobre que medidas tomará antes de assumir.