25 de agosto de 2024 Atualizado 21:08

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

LAZER

Americana tem piscinas públicas ‘condenadas’ e nenhuma aberta à população

Apenas duas funcionam, mas são utilizadas por equipes esportivas; as outras seis estão deterioradas

Por Ana Carolina Leal

08 de outubro de 2023, às 07h59 • Última atualização em 08 de outubro de 2023, às 08h01

Piscina do Zanaga encontra-se em estado de abandono - Foto: Marcelo Rocha/Liberal

Americana tem oito piscinas públicas, mas nenhuma aberta à população. Uma delas, localizada no bairro Nova Americana, é utilizada exclusivamente pela equipe de biribol do município. Outra, situada no Centro Cívico, é destinada à escolinha esportiva de natação e aos treinos da equipe de competição da cidade. As demais piscinas encontram-se “condenadas e deterioradas” – palavras usadas pela prefeitura – devido ao longo período sem uso.

Elas estão localizadas nos bairros Zanaga, Nova Americana, Jardim Ipiranga, Vila Jones, Jardim da Paz e Jardim São Pedro.

Durante a campanha eleitoral, o prefeito Chico Sardelli (PV) prometeu manter e reativar as piscinas públicas da cidade, mas até o momento essa promessa não foi cumprida. Pelo contrário. Uma das piscinas, que estava localizada na praça de esportes do São Vito, foi aterrada e transformada em uma quadra de areia.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

De acordo com a administração municipal, a piscina do São Vito não tinha mais condições de ser utilizada, e, por isso, foi adaptada para um novo uso público, sendo a única que passou por essa alteração até o momento.

As demais piscinas, segundo o Executivo, estão condenadas devido à falta de manutenção ao longo de vários anos. Elas apresentam rejuntes ressecados, vazamentos e a falta de maquinários necessários para o funcionamento.

O LIBERAL visitou as piscinas na tarde da última quinta-feira. No bairro Nova Americana são duas, sendo a menor usada só pela equipe de biribol do município. Já a maior está desativada. O espaço está tomado por folhas e água suja parada. A mesma situação foi flagrada na casa de máquinas.

No Zanaga, a piscina, bem como o vestiário e o entorno, está em estado de abandono. Os azulejos estão pichados, o concreto do entorno está parcialmente destruído e os vidros do vestiário estão quebrados.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

As piscinas localizadas na Vila Jones, Jardim da Paz (Praça da Fraternidade) e Jardim São Pedro estão com a estrutura “aparentemente” em bom estado, apenas sujas pela falta de uso.

No Jardim Ipiranga, a piscina acumulava um pouco de água e tinha um trinco no meio. O LIBERAL apurou que o local será aterrado para dar lugar a uma quadra de areia.

Questionada sobre os planos para as piscinas públicas, a Secretaria de Esportes respondeu que está realizando estudos sobre a melhor forma de utilização desses espaços para a prática esportiva, com o objetivo de atender à população e melhorar a qualidade de vida dos moradores de Americana.

A exemplo do São Vito, piscina do Jd. Ipiranga deve lugar a quadra de areia

A Prefeitura de Americana pretende aterrar a piscina pública localizada no Jardim Ipiranga e transformar o local em uma quadra de areia, para a prática, por exemplo, de beach tennis. O destino seria o mesmo da piscina da Praça de Esportes Luiz Meneghel, no São Vito.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Em março deste ano, a administração inaugurou a revitalização do local. Na ocasião, a Secretaria de Esportes informou que a próxima obra ocorreria na praça esportiva do Zanaga ou do Jardim Ipiranga e seria realizada por meio de um recurso de R$ 300 mil intermediado pelo deputado federal Alexandre Leite (União Brasil).

O LIBERAL apurou que o projeto de revitalização do ginásio do Jardim Ipiranga já está pronto e deve ser anunciado em breve pela prefeitura.

A reforma inclui a substituição da piscina pública por uma quadra de areia, a pintura de todo ginásio, iluminação e construção de um campo de bocha. A previsão de investimento é de pouco mais de R$ 1 milhão.

A reportagem também apurou que a piscina pública do Zanaga deve ser subustituída, uma vez que a estrutura estaria condenada. O LIBERAL questionou a prefeitura sobre essas informações, mas a administração municipal disse que não se manifestaria mais sobre o assunto.

Publicidade