15 de junho de 2024 Atualizado 17:54

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

insegurança

Alunos apontam onda de furtos no entorno do Senac, em Americana

Segundo uma estudante, foram ao menos quatro casos na última semana de maio

Por Cristiani Azanha

05 de junho de 2024, às 08h04 • Última atualização em 05 de junho de 2024, às 08h34

Alunos do Senac e moradores de ruas próximas à unidade de Americana, na Vila Santa Catarina, vêm relatando furtos frequentes de veículos nas proximidades. Uma ex-estudante de logística contou ao menos quatro casos na última semana.

Estudantes reclamam de onda de furtos em ruas próximas – Foto: Marcelo Rocha/Liberal

Segundo ela, no último dia 27 os criminosos conseguiram abrir seu carro, que estava estacionado na Rua Padre Manoel da Nóbrega.

“Eles danificaram toda a fiação e levaram a minha carteira. Foi um transtorno grande. Devido à onda de furtos, acabei cancelando minha bolsa de estudos”. “Na mesma semana furtaram o estepe de outro carro e o escapamento do carro de um colega. As ruas são escuras e falta mais patrulhamento”, completa.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Outro estudante, de 22 anos, deixou sua motocicleta na Rua Doze de Outubro, por volta das 19h do último dia 28 e entrou para a aula. Quando retornou, às 22h30, percebeu que o veículo foi levado.

O rapaz conseguiu localizar um estabelecimento que tinha câmera e confirmou que dois homens levaram a moto, que não tinha seguro.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Respostas

Com relação as ações criminosas, o Senac disse que “lamenta os recentes furtos de veículos ocorridos nas imediações da unidade e informa que tem dialogado com os órgãos públicos competentes para melhorar a segurança na região. A instituição reforça ainda que promove, constantemente, o diálogo com alunos e funcionários a fim de informar medidas preventivas para esses episódios.”

Sobre à falta de iluminação, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos informou que todas as vias públicas de Americana contam com iluminação de LED, que é mais eficaz, garantindo mais luminosidade que a lâmpada convencional.

Quanto ao patrulhamento, a Gama (Guarda Municipal de Americana) destaca que faz e irá intensificar o patrulhamento preventivo, que já é realizado dia e noite na região.

Em caso de emergência, orienta que a população peça atendimento por meio do número 153 e no WhatsApp (19) 3461-8631.

Já a SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) enfatizou que as polícias civil e militar trabalham em conjunto para combater a criminalidade em Americana.

“As ações integradas possibilitaram a queda de 7,9% e de 16,4% dos roubos e furtos de veículos, respectivamente, em comparação aos quatro primeiros meses de 2023.”

Por sua vez, a Polícia Civil disse que investiga os casos mencionados e prossegue com as diligências para identificar e prender suspeitos. Somado a isso, realiza operações em desmanches e ferros velhos para identificar possíveis receptadores.

Publicidade