Abertas inscrições para matrículas em creches de Americana

O período de inscrições em creches dura dois dias; para a Pré-Escola, no entanto, as inscrições começam somente no mês de outubro


Nesta segunda (2) e terça-feira (3) a Secretaria de Educação de Americana realiza inscrições para futuras matrículas em creches para crianças nascidas a partir de abril de 2016. Por meio de nota, a Secretaria de Educação explicou que as unidades escolares “atendem conforme disponibilidade de vagas, seguindo a ordem da lista de espera dos inscritos para o grupo/faixa etária”.

Isso quer dizer que, por enquanto, os pais ou responsáveis pelos alunos podem se inscrever como candidatos a uma vaga, mas esta etapa não representa a efetivação da matrícula, sendo que, conforme a oferta de vagas, os mesmos serão chamados para então matricularem os alunos.

Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG
Secretaria de Educação está realizando inscrições para futuras matrículas em creches da cidade

Para efetivar a inscrição, o responsável deve ir até uma das unidades municipais que fazem atendimento de creche ou uma das unidades assistenciais que trabalham em parceria com o Poder Público de Americana. Os atendimentos acontecem das 8h às 16h, e devem ser apresentados uma cópia da certidão de nascimento da criança, comprovante de endereço e, se houver, comprovante de trabalho da mãe.

Pré-escola

Nos dias 1, 2 e 3 de outubro, a secretaria abre inscrições para o atendimento de Pré-Escola em 2020, para quem está fora da rede pública.As matrículas também acontecem diretamente nas unidades escolares.

Para a 1ª etapa podem ser inscritos quem nasceu entre 01/04/2015 e 31/03/2016, ou seja, quem completa quatro anos até março de 2020. Já para a 2ª etapa da Pré-Escola podem ser matriculadas as crianças nascidas entre 01/04/2014 e 31/03/2015, que completarem cinco anos até março de 2020.

Entretanto, segundo a Secretaria de Educação, ao considerar o fluxo e continuidade de estudos, as crianças que em 2019 estiverem matriculadas no Maternal 2, seja em escolas particulares ou em outras redes de ensino, poderão ser inscritas para a 1ª Etapa de Pré-Escola em 2020 na Rede Municipal de Americana, mesmo que completem quatro anos somente nos meses de abril, maio ou junho.

Já as crianças que em 2019 estão matriculadas no Maternal 2 das escolas municipais, unidades assistenciais ou que são atendidas pelo programa “Creche para Todos” não deverão ser inscritas para Pré-escola.

Nesses casos, os responsáveis devem responder à Pesquisa de Direcionamento para a 1ª etapa de Pré-Escola 2020 diretamente nas unidades onde possuem matrícula de Maternal 2 em 2019, garantindo a vaga dessas crianças para 2020.

*Estagiária Maíra Torres, sob supervisão de Guilherme Magnin.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora