28 de março de 2024 Atualizado 13:48

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Exoneração

Teich cita plano pronto deixado para secretários e visita a municípios

Teich disse que, durante o período em que esteve no Ministério da Saúde, o foco foi total no combate ao novo coronavírus, mas que há um outro "sistema com doenças que têm de ser cuidadas"

Por Agência Estado

15 de maio de 2020, às 17h05 • Última atualização em 15 de maio de 2020, às 17h33

O ex-ministro da Saúde Nelson Teich afirmou em pronunciamento nesta sexta-feira (15) que deixou um plano pronto para Estados e municípios para combater a Covid-19 e que este deve ser seguido.

“Ações foram iniciadas e um plano estratégico foi iniciado e deve seguir”, afirmou. “Auxiliamos no entendimento do momento e da tomada de decisão”, disse, em seu pronunciamento, ao qual chegou usando máscara de proteção.

Teich disse que, durante o período em que esteve no Ministério da Saúde, o foco foi total no combate ao novo coronavírus, mas que há um outro “sistema com doenças que têm de ser cuidadas”.

Ele declarou também que, neste período, auxiliou Estados e municípios a passar pelas dificuldades e habilitou aproximadamente 4 mil leitos num momento de crise mundial. “Tanto nos insumos quanto nos equipamentos de proteção individual, é uma luta intensa para auxiliar Estados e municípios a passar por isso”, acentuou.

Teich acrescentou ainda que foi construído um programa de testagem de coronavírus que está pronto para ser implementado e que é fundamental a definição de estratégias e ações.

O agora ex-ministro da Saúde apontou que a missão da Saúde é tripartite e envolve o ministério, as secretarias estaduais e as municipais. “O ministério da Saúde vê isso como algo absolutamente verdadeiro e essencial para conduzir a Saúde neste momento em que o País inteiro luta pela saúde”, afirmou.

De acordo com Teich, as visitas às cidades mais atingidas pela pandemia no Brasil foi “fundamental para entender melhor o que acontece na ponta e para o desenho de ações que foram implementadas em seguida”.

Teich também usou o discurso para agradecer à equipe que o acompanhou neste curto período. “Agradeço aos profissionais de Saúde pela dedicação, correndo risco; é uma coisa espetacular e uma honra ter feito parte disso.”

Publicidade