27 de abril de 2024 Atualizado 00:38

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Economia

Dez dicas para ter um bom desempenho em entrevistas de emprego em 2024

Especialista em recrutamento e seleção explica como se preparar adequadamente para processos seletivos

Por Isabella Holouka

22 de janeiro de 2024, às 09h16

Cada empresa conduz seus processos seletivos de uma forma única, conforme sua cultura e propósito. Mas, sem dúvida, há muitos pontos em comum entre os aspectos avaliados pelos profissionais de recursos humanos. Se você está em busca de uma oportunidade de trabalho, saiba que há diversas formas de potencializar o seu desempenho.

Confira as dicas da especialista Jéssica Gondim, gerente de projetos da Companhia de Estágios, empresa líder em recrutamento e seleção de jovens aprendizes, estagiários e trainees, e chegue mais preparado para conquistar o emprego dos seus sonhos.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

  • Prepare-se com antecedência
    Além de ler o site da empresa e pesquisar notícias sobre ela, uma boa estratégia é segui-la no Linkedin para fazer uma imersão na cultura e no propósito da organização. Assim, vai saber melhor como se vestir e comportar na entrevista. Vale também se conectar nessa rede social com o recrutador, para reforçar seu interesse na vaga.
  • Treine sua apresentação pessoal
    Um dos aspectos mais avaliados em entrevistas é a maneira que você fala sobre si mesmo. Busque autoconhecimento para ter uma fala convincente, fugir de clichês e ter situações para contar na ponta da língua. Por exemplo, se você disser que é organizado, saiba explicar como planeja suas atividades, que ferramentas usa e assim por diante.
  • Zele pela boa comunicação
    Sinalize sempre que optar por declinar sua participação em alguma etapa de seleção. Caso tenha um imprevisto e não possa estar presente em alguma entrevista, avise com a maior antecedência possível.
  • Seja organizado
    Faça um bom uso de agendas virtuais e ative lembretes para compromissos. Se a entrevista for online, confira qual link deverá acessar, se é compatível com o computador ou celular que irá usar no dia e se a sua câmera e seu microfone estão funcionando bem. Se for uma etapa presencial, pergunte o endereço completo e considere o seu tempo de deslocamento até o local.
  • Tenha atenção plena nas entrevistas
    Esteja atento às explicações do recrutador sobre como será a dinâmica da conversa e todas as informações que forem compartilhadas. Coloque o celular em modo silencioso, evite olhar para os lados ou outras telas de computador e conecte-se de verdade com o recrutador. A cada oportunidade de interação com a empresa, você aumenta suas chances de aprovação.
  • Participe em equipe
    Se a entrevista for em grupo, evite atitudes individualistas como respostas longas, sobrepor a sua voz e dominar a conversa. Exponha suas opiniões e ideias, mas respeite o tempo de fala de cada participante e seja um bom ouvinte. Essa atitude falará muito sobre a sua habilidade de trabalhar em equipe, praticar empatia e até liderança.
  • Anote suas dúvidas
    Ao término das entrevistas, os recrutadores costumam abrir para perguntas e comentários. Para facilitar e não esquecer de nada, pode ser bacana anotar num papel os pontos que te chamaram a atenção. Evite usar o celular para isso, pois pode parecer que você está distraído.
  • Seja você mesmo
    Você irá interagir com profissionais de recursos humanos, gestores e outros candidatos, então lembre-se de tratar todos com a mesma cordialidade e respeito. Haja com naturalidade e tenha a mesma postura sempre.
  • Cuide do seu networking
    As empresas se relacionam com muitos candidatos até encontrar um que dê o “match” perfeito com cada vaga. Isso significa que você pode não ser aprovado num processo seletivo, mas um recrutador, ou até mesmo outro candidato, pode lembrar de você para uma futura oportunidade.
  • Reflita sempre sobre o seu desempenho
    Mais do que ficar frustrado ao não ser aprovado, foque sua energia em ter um desempenho melhor nas próximas oportunidades. Avalie sua fala, como defende suas ideias e também o que o seu corpo fala sobre você. Busque conhecimento para se sentir mais confortável e seguro nas próximas entrevistas.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Publicidade