17 de outubro de 2024 Atualizado 22:51

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Eleições 2022

Americana e região buscam retomada de força na Assembleia e na Câmara

Região do Polo Têxtil chegou a ter seis deputados oito anos atrás, mas hoje conta com apenas dois representantes

Por Rodrigo Alonso

02 de outubro de 2022, às 07h25 • Última atualização em 02 de outubro de 2022, às 07h39

Americana e região tinham, oito anos atrás, cinco deputados estaduais e um federal. Nas duas últimas legislaturas, porém, essa representatividade diminuiu. Tanto é que, hoje, a RPT (Região do Polo Têxtil) tem só um representante na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e um na Câmara dos Deputados.

Nas eleições deste domingo, com ao menos 55 candidatos identificados pelo LIBERAL, as cinco cidades da região tentam ampliar esse número e retomar a força legislativa de outrora.

Câmara dos Deputados, que reserva 70 vagas para nomes de SP – Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Há candidatos, inclusive, que usam essa questão como argumento na hora de pedirem voto. Apontam a necessidade de representatividade local e pedem para os eleitores votarem em alguém da região ou da cidade onde residem.

Em tese, a presença de um representante local na Alesp ou na Câmara dos Deputados tende a encurtar o caminho para que o município receba verba ou algum outro tipo de auxílio do governo estadual ou federal.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Os deputados podem, por exemplo, destinar emendas parlamentares – recursos do orçamento público – para as prefeituras, e normalmente eles favorecem suas cidades de origem ou municípios onde recebem maior parcela de votos.

Para se ter uma ideia do impacto desses repasses, entre 2021 e 2022, Americana recebeu R$ 187 milhões do Estado e da União por meio de emendas ou programas convertidos em melhorias para os moradores, segundo a prefeitura.

“É muito importante elegermos representantes daqui, porque o representante lá de Ribeirão Preto vai olhar para a Ribeirão Preto, o representante de Santa Bárbara, por Santa Bárbara, e os representantes de Americana olharão com bons olhos para nós”, disse o prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), que já ocupou uma cadeira na Alesp.

Atualmente, a RPT conta apenas com Vanderlei Macris (PSDB), de Americana, na Câmara dos Deputados e Dirceu Dalben (Cidadania), ex-prefeito de Sumaré, na Alesp – ambos são candidatos à reeleição.

Cauê Macris (PSDB), de Americana, também foi eleito deputado estadual em 2018, mas trocou o cargo pela chefia da Casa Civil do Governo de São Paulo.
No entanto, mesmo se ele estivesse na Alesp, a região só teria metade dos deputados que tinha entre 2013 e 2014.

Em 2010, a RPT teve quatro deputados estaduais eleitos: Ana Perugini (PT), de Hortolândia, Antonio Mentor (PT), de Americana, Chico e Cauê. Em 2013, o suplente do PT Professor Tito, de Sumaré, se juntou a eles. Paralelamente, na Câmara dos Deputados, a região estava representada por Vanderlei Macris.

PERDA EM 2018
Contudo, nas eleições de 2018, impulsionados pela onda bolsonarista, candidatos de outros municípios conseguiram se destacar na RPT, o que “tirou” votos de políticos locais.

A candidata a deputada estadual mais votada em Americana, por exemplo, foi Janaína Paschoal (PRTB), que era apoiadora do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) à época. Desta vez, ela é candidata ao Senado.

Para deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL), filho do presidente, ficou em segundo lugar na cidade, atrás apenas de Vanderlei. Eduardo busca a reeleição neste domingo.

As escolhas de Americana
Veja quais foram os dez candidatos a deputado federal e estadual mais votados no município desde 2006

Publicidade