30 de abril de 2024 Atualizado 16:10

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Investigação

DIG esclarece 30 roubos em Americana e prende 11 pessoas

Nesta quinta-feira foi preso na capital paulista mais um homem apontado como responsável por assaltos em Americana

Por George Aravanis

21 de fevereiro de 2020, às 08h12 • Última atualização em 21 de fevereiro de 2020, às 09h21

A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana esclareceu cerca de 30 roubos a casas, comércios e carro e prendeu 11 pessoas acusadas pelos delitos nos últimos dois meses. A informação é do delegado José Donizeti de Melo, titular da delegacia.

Nesta quinta-feira foi detido em São Paulo o homem apontado como responsável por mais dois assaltos a bares em Americana ocorridos nos dias 16 e 17 de dezembro, nos bairros Nova Americana e Nova Carioba, respectivamente.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Foto: Reprodução
Bandidos roubaram bares entre os dias 16 e 17 de dezembro, no Nova Americana e Nova Carioba

Dos cerca de 30 crimes, dois aconteceram em Piracicaba, três em Charqueada (os alvos eram padarias, e os ladrões eram de Americana, onde roubaram um carro) e o restante ocorreu em Americana. Com exceção de um delito registrado no meio do ano passado, os outros foram cometidos de dezembro para cá, de acordo com o delegado.

Além do homem preso temporariamente ontem, que tem 49 anos e foi detido em sua casa no Jardim Petrópolis, a DIG tinha mandado de busca para um comparsa dele, que também mora em São Paulo, mas não foi localizado em sua residência. O detido negou os crimes, disse que é comerciante e que estava na Capital nos dias dos assaltos.

Os bandidos levaram R$ 4.213 do bar do Nova Americana. No Nova Carioba, R$ 600. Eles foram reconhecidos pelas imagens das câmeras de monitoramento de um dos comércios. O dono do outro bar também viu as imagens e reconheceu os dois. A placa do carro usado por eles, um Fiat Idea, levou a polícia a localizá-los.

Segundo o delegado, os assaltantes agiram de modo discreto nos dois casos. No assalto filmado no Nova Americana eles não chegaram a levantar as armas. “Tem ladrão que tem outro tipo de comportamento. Mostra a pontinha da arma, já constrange a vítima o suficiente.”

Em um dos crimes, os bandidos levaram também dinheiro de um dos clientes, e no outro, apenas valores do caixa. A prisão, temporária, vale por cinco dias.

De acordo com Melo, não há ligação entre os demais crimes e os roubos aos bares que levaram à prisão de ontem. Vários dos 30 assaltos, porém, estão relacionados. “Nós não vinculamos isso como uma grande quadrilha.”

Embora quase todos os alvos fossem comércios e casas, houve ao menos um roubo de veículo entre os crimes solucionados pela DIG – o levado pelo trio que agiu em Charqueada e Piracicaba.

Só um dos 11 homens presos pela DIG é apontado como autor de sete assaltos a casas e bares em Americana. O suspeito foi detido em 2 de janeiro e agia geralmente em trios para invadir e roubar residências. Um costumava esperar no carro e os outros entravam, rendiam as vítimas e levavam os objetos.

Em 2019, Americana registrou 590 roubos, segundo os dados mais recentes da SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública). É uma queda de 8,53% em relação a 2018, quando foram 645.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A mobilização em Americana e Santa Bárbara em torno do Carnaval, a festa mais popular do País, é o assunto dessa edição do podcast “Além da Capa”. Ouça:

{{1}}

Publicidade