29 de outubro de 2020 Atualizado 00:05

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Eclética

O poder do marketing

Hoje é Dia do Profissional do Marketing e a Eclética ouviu profissionais da área sobre o impacto do marketing na atualidade

Por Jucimara Lima

08 Maio 2020 às 09:44

Hoje é Dia do Profissional do Marketing. Segundo o guru do marketing, Philip Kotler, um americano considerado por muitos um dos maiores especialistas no tema de todos os tempos, “o marketing não só deveria ser parte da estratégia de qualquer empresa como deveria ser o centro da mesma”.

Diante do momento, em que o marketing está em praticamente tudo ao nosso redor e exerce forte influência na vida de todo mundo, a teoria de Philip parece mais atual do que nunca.

Para falar sobre o impacto do marketing na atualidade, convidamos professores de algumas instituições de nossa região para darem suas opiniões, afinal, eles são responsáveis pela formação de muitos profissionais em atuação por aí. Confira o que eles disseram!

Eliandro de Almeida, da FAM – Foto: Divulgação

“O papel do marketing é desenvolver ações estratégicas que integrem o relacionamento com os clientes, que diante das tendências mercadológicas, ofereçam produtos e serviços de forma consciente, valorizando a marca e fidelizando clientes por sua excelência na qualidade e responsabilidade social”

Eliandro de Almeida, coordenador do curso de Tecnologia em Marketing da FAM

Duílio Fabbri Júnior, do Unisal – Foto: Divulgação

“Hoje o marketing exerce um protagonismo na estratégia macro das empresas, abrangendo uma série de conceitos, estratégias, canais e metodologias, que estão em constante mudança. O foco agora é no consumidor, para propor soluções e não na simples venda de um produto”.

Duílio Fabbri Júnior, coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda, Moda e professor das disciplinas Marketing Eleitoral e Marketing E-commerce do Unisal

Carlos Alberto Zem, da Unimep – Foto: Gazeta de Piracicaba / Reprodução

“O marketing de relevância é aquele que trabalha na construção de marcas com propósito, estabelecendo relacionamentos ‘humanalógicos’ com os consumidores que ultrapassam a prática comercial, dado que leva em conta não apenas os produtos feitos, mas, sim, as razões pelas quais eles são feitos em prol da sociedade, contemplando inclusão social, inovação e sustentabilidade”.

Carlos Alberto Zem, professor da Unimep, especialista em Marketing, mestre em Administração e especialista em Varejo e Mercado de Consumo

Ginel Flores, da Faculdade Anhanguera – Foto: Divulgação

“Hoje não tem como dissociar o marketing do digital.Todo marketing que chega até nós vem por algum canal digital, seja pelos totens em comércios onde você recebe a informação, quanto via internet, onde você consegue interagir com a divulgação. Antes você apenas divulgava um produto, conceito de uma marca e o marketing estava feito. Com o marketing digital, você direciona sua campanha para o público que deseja, tem o retorno em tempo real e consegue mudar a estratégia quando quiser. Com a pandemia e o distanciamento social, muitos estão conseguindo contornar o problema, através do marketing”.

Ginel Flores, professor da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara d’Oeste, onde ministra, entre outras disciplinas, Marketing Político e Marketing Digital

Carlos Augusto de Oliveira, do Senac – Foto: Divulgação

“Na atualidade, com o mundo muito mais dinâmico e globalizado, suscetível a todo tipo de variações e impactados de maneira igualitária, o marketing expõe sua vitalidade e seu papel principal, como agente da transformação de um novo tempo. Tempo esse, sem volta, de muito mais entendimento e cuidado com os anseios do público, gerando ideias, produtos, serviços ou comportamentos, que realmente atendam às necessidades e desejos das pessoas, sejam elas quem forem, onde estiverem, ao preço justo e com comunicação assertiva, valendo-se do inevitável digital, mas sempre preservando o humano”.

Carlos Augusto de Oliveira, docente dos cursos livres e técnicos direcionados ao Marketing, no Senac de Americana, nas áreas de Administração e Negócios

Publicidade