Receitas salgadas e doces com abóbora

Polpa doce da fruta é perfeita para incrementar sobremesas e também dar um toque especial às receitas salgadas


Doce de abóbora é um dos mais consumidos no Brasil, seja em pedaços cristalizados por fora e macio por dentro ou desfiado e apurado até ganhar uma coloração mais escura. Versátil e muito saborosa, a fruta – conhecida também como jerimum nos estados do Nordeste -, possui uma polpa docinha que incrementa pratos doces e receitas salgadas. Confira o passo a passo de uma receita pouco convencional, ninho ao gorgonzola com abóbora que surpreende pelo sabor um tanto inusitado, porém delicioso. A opção de sobremesa é uma torta cremosa de abóbora com suco de laranja, creme de leite e biscoito tipo maisena.

Foto: Divulgação
Ninho ao gorgonzola com abóbora, alecrim e azeite

Ninho ao gorgonzola com abóbora

Ingredientes
Molho
½ abóbora japonesa sem casca, cortada em cubos pequenos
3 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto
Folhas de 4 ramos de alecrim picadas
350g de queijo gorgonzola
1 xícara (chá) de leite (200ml)

Massa
1 colher (sopa) de sal
1 embalagem de Ninho Fortaleza (500g)

Modo de preparo
MOLHO. Em uma assadeira acomode a abóbora, regue com o azeite, polvilhe o sal e o alecrim. Cubra com papel-alumínio e asse em forno médio (180°C) até que esteja macia, porém, sem perder o formato. MASSA. Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Enquanto isso, em uma panela pequena, derreta o queijo no leite em fogo baixo. Escorra a massa, junte ao molho e misture, delicadamente, para que fique bem envolvida. Acrescente a abóbora e sirva em seguida.

Rendimento: 10 porções
Dica do chef: para um molho mais suave e aveludado, substitua o leite por 300ml ou 1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco.

Fonte: Fortaleza_M. Dias Branco

Foto: Divulgação
Torta cremosa de abóbora com suco de laranja e creme de leite

Torta cremosa de abóbora

Ingredientes
Massa
5 colheres (sopa) de Margarina Puro Sabor derretida
1 pacote de Biscoito Fortaleza Maizena Chocolate

Creme
2 xícaras (chá) de abóbora cozida e espremida
¼ de xícara (chá) de suco de laranja
200g de creme de leite
2 ovos
1 pitada de canela em pó
1/3 de xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de Margarina Puro Sabor
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha
Raspas da casca de uma laranja
Raspas de chocolate ao leite para decorar

Modo de preparo
MASSA. Triture os biscoitos no liquidificador e transfira para uma vasilha. Adicione a margarina e mexa com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Com ela, forre o fundo de uma forma de aro removível de 24 cm de diâmetro e reserve. CREME. No liquidificador bata o purê de abóbora, o suco de laranja, o creme de leite, os ovos, a canela, o açúcar, a margarina, o amido de milho e a essência de baunilha até ficar homogêneo. Adicione as raspas de laranja e misture, delicadamente, com uma colher. Espalhe sobre a massa na forma e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até firmar. Decore com raspas de chocolate, desenforme e leve à geladeira por 4 horas. Sirva em seguida.

Rendimento: 10 pedaços
Fonte: Fortaleza_M. Dias Branco

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora