Beirute é uma invenção brasileira

Muita gente acha que a receita tem origem árabe, mas o beirute é uma receita brasileiríssima


Muita gente relaciona o beirute, aquele sanduíche feito com pão sírio e recheado com carnes, ovos, tomate e alface, à cultura árabe. No entanto, se engana quem acredita que o prato nasceu no Oriente Médio. A receita tem origem no Brasil, mais precisamente em São Paulo, por volta dos anos 1950.

Na época, o lanche bauru tinha se tornado bastante famoso na capital paulista e serviu de inspiração para dois irmãos libaneses, donos de uma lanchonete no bairro do Paraíso. Um dia, na falta de outro tipo de pão, os dois decidiram servir o sanduíche em pão sírio, com o acréscimo de uma dose de Záhtar, uma especiaria árabe.

Os clientes aprovaram e o lanche foi batizado em homenagem à capital libanesa. Ao longo dos anos, o sanduíche foi ganhando variações e novos recheios, como queijo e frango. Veja algumas receitas com pão sírio e dicas de recheios para você fazer essa iguaria, fruto da miscigenação brasileira, na sua casa.

Foto: Divulgação
Pão sírio tradicional

Pão sírio tradicional

Ingredientes
500g de farinha de trigo
50ml de óleo ou azeite
250ml de água morna
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
10g de fermento biológico

Modo de preparo
Em uma vasilha, coloque a farinha de trigo, o fermento, o açúcar e o sal. Misture estes ingredientes secos com a ajuda de uma colher. Depois, vá acrescentando aos poucos a água morna e misture ainda com a colher, mas não coloque a água toda. Acrescente o óleo ou azeite e comece misturando com as mãos. Misture e sove muito bem a massa. Coloque a massa em cima de uma mesa e vá sovando bem. A textura é meio mole e molhada, porém, quanto mais você sova mais homogenizada fica, mas continuará meio molhada. Se você sentir a massa meio endurecida, vá acrescentando o resto da água até atingir o ponto certo. Ela ficará grudando um pouco nas mãos, mas solta fácil, tanto das mãos quanto da mesa. Sove por cinco minutos até ela ficar totalmente lisa. Faça uma bola gigante, pegue uma faca e divida ela em oito partes iguais. Deixe descansar por 30 minutos para que ela cresça. Passados os 30 minutos, passe trigo na mesa, pegue uma parte da massa e passe o rolo, fazendo um círculo. Não deixe muito fino e nem grosso. Faça isso com todos os outros sete pedaços da massa, se quiser. Asse à 220ºC por 20 minutos.
Fonte: Tudo Gostoso

Foto: Divulgação
Beirute especial

Beirute especial

Ingredientes
4 bifes finos de filé mignon
1 colher (café) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
1 colher (chá) de molho de alho
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de creme balsâmico
¼ xícara (chá) de água
2 unidades de pão sírio
Alface e tomate a gosto

Creme de queijo
1 colher (sopa) de amido de milho
1 xícara (chá) de leite
150g de muçarela em pedaços
1 pitada de noz-moscada
1 colher (café) de sal

Modo de preparo
Comece pelo creme de queijo. Bata os ingredientes no liquidificador e leve ao fogo para engrossar em fogo baixo. Reserve. Tempere os bifes com o sal, a pimenta e o molho de alho. Aqueça o azeite em uma frigideira e grelhe os bifes. Reserve. Na frigideira, adicione a cebola e refogue por dois minutos. Junte o creme balsâmico e a água e deixe encorpar. Retorne os bifes à frigideira, desligue e reserve. Separe as duas partes do pão sírio. Em uma das partes, acomode a alface e o tomate fatiado. Aqueça o creme de queijo e distribua sobre os dois sanduíches. Por cima, distribua dois bifes com o molho de balsâmico em cada pão. Cubra com a outra parte do pão e sirva cortando em quatro partes.
Fonte: Castelo

Foto: Elo 7_Divulgação
Beirute de carne

Beirute de carne

Ingredientes

Molho
½ copo de requeijão
2 colheres (sopa) de ketchup
1 colher (sopa) de manteiga
½ quilo de alcatra em tiras
½ colher (sopa) de Maggi Gril
2 tomates sem pele e sem sementes, picados
6 pães sírios
1 xícara (chá) de queijo prato picado
2 xícaras (chá) de alface picada

Modo de preparo
Começando pelo molho, misture o requeijão e o ketchup. Reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga, coloque a carne e o grill e deixe dourar. Acrescente os tomates e refogue até murchar. Reserve. Abra o pão sírio ao meio e passe o molho. Disponha a carne reservada em uma das metades e salpique o queijo prato. Cubra com a outra parte, formando o beirute e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 10 minutos ou até o queijo derreter. Coloque a alface e sirva.
Fonte: Nestlé

Foto: X Caramba_Divulgação
Beirute de frango

Beirute de frango

Ingredientes
2 fatias de pão sírio
1 colher (sopa) de maionese
2 folhas de alface cortadas
4 fatias de tomate
150g de frango grelhado
2 fatias de queijo prato
2 fatias de presunto cozido
1 ovo frito

Modo de preparo
Passe maionese nas fatias de pão sírio. Monte o lanche com alface, tomate, frango, queijo e presunto. Coloque por último o ovo frito e feche o beirute. Sirva ainda quente.
Fonte: Dia Supermercado

Foto: Alice Varajão_Divulgação
Beirute de rosbife

Beirute de rosbife

Ingredientes
1 unidade de pão sírio
6 fatias de rosbife
2 fatias de queijo prato
Maionese a gosto
Tomate em rodelas a gosto
1 colher (sobremesa) de orégano seco
2 folhas de alface americana
Sal a gosto
Cheddar (fatiado ou cremoso) a gosto

Modo de preparo
Abra o pão ao meio, sem separar os dois lados. Passe maionese em um dos lados do pão. Faça uma camada de rosbife, uma de queijo, outra de rodelas de tomate temperadas com orégano e sal. Cubra com uma folha de alface. Se quiser quente, leve ao forno, até que doure ligeiramente o pão e derreta o queijo e sirva.
Fonte: Cybercook

Foto: Crie Moda_Divulgação
Beirute light

Beirute light

Ingredientes
4 pães sírios
400g de peito de peru light fatiado
200g de muçarela light fatiada
1/2 maço de alface americana

Vinagrete
1 tomate cortado com cubos pequenos
1 cebola pequena cortada em cubos pequenos
1 pepino japonês sem sementes cortado em cubos
20 folhas de hortelã fatiadas finamente
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (café) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino preta moída na hora
Suco de 1 limão

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180ºC. Abra os pães sírios e recheie-os com o peito de peru e a muçarela. Para o vinagrete, misture todos os ingredientes em uma tigela, cubra e reserve na geladeira. Aqueça os sanduíches no forno até o queijo derreter. Retire os sanduíches do forno, acrescente o vinagrete e as folhas de alface ao recheio deles. Feche os sanduíches e sirva a seguir.
Fonte: Cozinha Experimental Sadia

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora