25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Estampou!

Veja dicas para usar diferentes estampas na decoração de ambientes

Estampas podem ser usadas em qualquer ambiente da casa; comece escolhendo uma cor para ser o ponto de partida

Por Redação

12 de março de 2021, às 07h25 • Última atualização em 16 de julho de 2021, às 12h01

Escolher as melhores estampas para compor a decoração pode não ser a tarefa mais fácil, mas é possível combinar um mix para deixar o ambiente ainda mais estiloso.

A MadeiraMadeira, plataforma de produtos para casa do Brasil, reúne dicas de Isabela Caserta, designer de produtos da marca, para quem está na vibe de redecorar e quer investir em estampas e desenhos diferentes.

estampa casa – Foto: Pinterest

Comece escolhendo a cor

Em qualquer ambiente da casa, sala, quarto ou cozinha, comece escolhendo uma cor para ser o ponto de partida. Estabeleça os tons que gostaria de incluir, e em cima desses é possível trabalhar a combinação de estampas e texturas. “Escolher um tom em comum entre as estampas é o segredo para trazer um toque de estilo. Lembre-se que eles não precisam ser os mesmos, mas se forem próximos, ajuda muito.” explica Isabela.

Cada uma com seu propósito

Na decoração da casa, o estilo pessoal influencia na escolha de cada cor ou produto, afinal precisamos nos sentir em casa. Há pessoas que preferem misturar diferentes estampas coloridas para alegrar, outras preferem menos cores, com estampas menores. A dica é ter em mente o propósito de cada cor e padrões de desenhos. Cores suaves deixam a casa mais aconchegante, cores escuras a deixam mais sóbria. “Sempre podemos nos inspirar em um tema, em outros ambientes, pesquisar ideias de decoração, e ter referências que se adequam com seu estilo pessoal.” conta a designer.

Três não é demais

Quando pensamos em trazer estampas para a decoração, uma das primeiras perguntas que as pessoas se fazem é: Quantas estampas posso misturar no mesmo ambiente? Não existe certo ou errado e nem um número que define essa regra. Mas, segundo a especialista, a mistura de três estampas pode trazer resultados bem interessantes. “Uma dica é pensar em um mix de uma textura, uma estampa floral e um tecido liso. Para não exagerar, pode-se juntar pequenas amostras de acabamentos, cores e texturas pensados para o espaço, isso ajuda na visualização da composição, e a acertar na escolha.” conta Isabela.

Combine estampas e objetos

A estampa é um dos recursos usados para dar personalidade na decoração. Mas objetos também podem ajudar muito na composição com diferentes padrões de design. Fazer com que os objetos como almofadas, ou móveis como poltronas, acompanhem a temática escolhida para o ambiente traz um ar de modernidade, aposte em um mix de estampas nas peças, use a imaginação para ousar nas combinações.

Não se esqueça dos detalhes

A dica para quem está começando, ou não quer ousar muito na hora de combinar é trabalhar estampas mais clássicas. Listrados ficam bons ao lado das estampas florais, por exemplo. “Vale também começar investindo em peças e acessórios estampados, com padrões menores para compor a mesa, o hack, um espaço de home office. Atente-se aos detalhes porque eles fazem a diferença.” finaliza Isabela.

Publicidade