26 de abril de 2024 Atualizado 12:05

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Revista Saúde

Boca saudável ajuda a prevenir problemas de saúde

Preocupação estética tem motivado as buscas aos consultórios, o que tem um impacto positivo na prevenção de problemas de saúde bucal

Por Isabella Holouka

17 de novembro de 2020, às 08h09

No campo da estética, o clareamento dos dentes oferece ótimos resultados - Foto: Adobe Stock

A odontologia deixou de se preocupar somente com os dentes e passou a buscar uma análise mais ampla dos pacientes, com o objetivo de contribuir para a qualidade de vida, já que muitas vezes as queixas que os levam aos consultórios estão interligadas a outros problemas de saúde, informa o dentista Eduardo Godoy de Andrade, que atua em Americana.

“Microrganismos e bactérias podem atingir o corpo de uma maneira geral tendo a boca como porta de entrada. As doenças do coração podem ser influenciadas por problemas periodontais”, alerta.

“A má higiene e o acúmulo de placa nos dentes causam, além da cárie, um processo inflamatório que facilita o sangramento gengival. Com o grande número de microrganismos, aumentam as chances da disseminação através da corrente sanguínea, tornando reais as chances de doenças coronárias e os riscos de derrame ou infarto”, explica.

Além disso, ele lembra que a ausência de dentes ou desconforto ao mastigar pode levar ao aumento na produção de ácidos estomacais; ansiedade pode provocar o bruxismo ou “apertamento” dos dentes, resultando em complicações na gengiva, nos ossos e na articulação da mandíbula; e que as doenças periodontais prejudicam o tratamento da diabetes e vice-versa. Ele também cita a relação entre problemas bucais e HPV (Papilomavírus Humano, infecção sexualmente transmissível), osteoporose e gestação. “Para evitar e prevenir o agravamento de algumas doenças uma boa higiene bucal é essencial”, resume.

PREVENÇÃO. A preocupação estética tem motivado as buscas aos consultórios odontológicos, o que tem um impacto positivo na prevenção de problemas de saúde bucal.

A avaliação é do dentista Dr. Filipe Neves Barbosa, especialista em reabilitação oral e estética da Clínica Barbosa, de Santa Bárbara d’Oeste.

“Os pacientes com 16 a 35 anos têm procurado os consultórios odontológicos para tratamentos estéticos. Os problemas de saúde bucal têm aparecido menos devido à prevenção, que está mais em pauta”, afirma, citando como principais problemas e que podem levar à perda dos dentes as doenças periodontais, que acometem as gengivas, e as cáries.

Limpeza, remoção de tártaro, reconstrução de dente com cárie, se houver necessidade, são medidas importantes na manutenção da saúde bucal, além da avaliação do alinhamento e do encaixe dos dentes, analisando a necessidade de uso de aparelho ortodôntico.

ESTÉTICA. No campo da estética, o clareamento dos dentes oferece ótimos resultados. Outra novidade está na possibilidade de alteração do formato dos dentes com certa facilidade e ótima previsibilidade através das lentes de contato cerâmicas.

“Fazemos uma sessão de fotos, moldamos ou escaneamos, um programa de computador avalia o formato do rosto da pessoa, a idade e a expectativa que ela tem, e projetamos futuros sorrisos”, relata Barbosa. 

Antes de aplicar as lentes, é preciso propiciar o ambiente da boca para a adaptação, com desgastes minimamente invasivos, que criam o espaço necessário para que elas não fiquem proeminentes.

As lentes de contato de cerâmica têm durabilidade de 10 a 15 anos e a aplicação exige menos desgaste que as facetas de cerâmica, pois são mais finas. Já as facetas em resina, material utilizado para a restauração de dentes também em caso de cárie, não exigem o desgaste para aplicação e têm durabilidade de 7 a 10 anos.

Entretanto, cada pessoa é única e por isso é muito importante a avaliação, segundo alerta o especialista da Clínica Barbosa. “Vivemos um momento de ‘facetação’ em massa, e isso também traz prejuízos a longo prazo. É muito importante escutar a opinião de um profissional que você confie”, conclui. 

Publicidade