26 de abril de 2024 Atualizado 14:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Atenção

Parafina pode fazer mal aos cabelos?

Derivada do petróleo, parafina pode trazer efeitos não tão desejados assim, tendo a capacidade de comprometer a saúde dos fios e da pele

Por Da Redação

27 de setembro de 2019, às 16h22

A parafina é um óleo mineral amplamente utilizado em produtos cosméticos como cremes de pele, shampoos e condicionadores. Com a função de estabilizar a formulação, a substância confere rendimento e melhor deslizamento do produto na pele e nos cabelos.

Foto: Divulgação
Parafina

“É um produto derivado do petróleo altamente emoliente e com custo muito baixo para as indústrias. Os petrolatos não tem poder hidratante, trazendo apenas a sensação de maciez e suavidade a curto prazo”, alerta a especialista em Cosmetologia Avançada e Farmacologia Jackeline Alecrim. Porém, o uso da parafina gera polêmica.

Isso porque o óleo mineral pode trazer efeitos não tão desejados assim, podendo comprometer a saúde dos fios e da pele.

“Ela pode obstruir o couro cabeludo, favorecendo distúrbios como a seborreia. Além disso, a absorção de nutrientes e outros ativos presentes nas formulações de tratamentos capilares fica comprometida”.

Com a conscientização de mercado, e a preocupação em torno do uso ou não da parafina, diversas marcas já investem em fórmulas que não usam a substância. “Uma alternativa é o óleo vegetal, que além de conferir mais segurança à fórmula, traz inúmeros benefícios para a pele, fios e couro cabeludo”.

Publicidade