26 de abril de 2024 Atualizado 17:36

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Doença

Lúpus: características e seu tratamento

Lúpus é uma doença inflamatória crônica autoimune, em que ocorre uma produção excessiva de anticorpos contra as próprias células do organismo

Por Da Redação

03 de julho de 2019, às 20h57

O Lúpus é uma doença inflamatória crônica autoimune, em que ocorre uma produção excessiva de anticorpos contra as próprias células do organismo. A doença pode se manifestar de duas formas, sendo elas, o Lúpus Cutâneo, que se restringe à pele, e o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), que atinge outros órgãos.

Pesquisas apontam que a doença é um resultado de uma combinação de fatores genéticos, hormonais e ambientais – como a exposição ao sol, uma vez que a luz ultravioleta pode ativar o Lúpus – além de elementos como infecções virais e até medicamentos.

É recorrente que pacientes com LES apresentem cansaço, desânimo, febre e perda de peso. Além desses, existem outros sintomas que são comuns como: dor e inchaço nas articulações (principalmente nas mãos); manchas vermelhas na pele, em especial nas maçãs do rosto e que pioram ao tomar sol; rigidez muscular e inchaços; rash cutâneo – vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz; linfonodos aumentados; dor de cabeça, confusão mental e perda de memória; dores no peito ou para respirar decorrentes de inflamações nas membranas que recobrem os pulmões e o coração.

O Lúpus não tem cura. É possível controlá-lo por meio de medicamentos e pela constância em manter certos hábitos como evitar a exposição ao sol, prevenir-se de infecções e praticar atividades físicas. Em caso de tratamentos alternativos, recomenda-se ingerir alimentos que possuam propriedades anti-inflamatórias e purgativas, como: cenoura, aipo, alho, limão, gengibre etc.

Além disso, alguns alimentos líquidos podem auxiliar no tratamento como o leite de coco e o óleo de semente de linho.

Publicidade