26 de abril de 2024 Atualizado 20:02

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bebida

Descubra o que é e como fazer a Kombucha

Probiótico feito a partir da fermentação do chá, Kombucha é a bebida do momento para quem adere à alimentação saudável

Por Notícias ao Minuto

07 de julho de 2019, às 08h02 • Última atualização em 07 de julho de 2019, às 14h29

Kombucha é a bebida do momento para quem adere à alimentação saudável. O probiótico milenar é produzido a partir da fermentação do chá preto, mas também pode ser feito com chá verde, branco, hibisco e mate. Rico em nutrientes e vitaminas, a bebida é natural e excelente para a saúde.

Os probióticos são organismos compatíveis com a flora intestinal humana, que atuam de forma benéfica no organismo humano.

Foto: Divulgação
A Kombucha (pronunciada como “combutchá) é uma bebida criada na China há mais de 2 mil anos, que chegou de mansinho no Brasil e já se tornou a “queridinha” dos adeptos de uma alimentação saudável

A bebida oferece ainda vitaminas do complexo B e K. Para fazer em casa, é necessário ter somente uma colônia de kombucha (também denominado scoby), 100 ml do líquido que fica com a colônia, um litro de chá doce, uma panela de pelo menos um litro para fermentar com a boca larga, uma garrafa de um litro para armazenamento, e especiarias e frutas a gosto para aromatizar.

Para confeccionar, basta adicionar o scoby ao chá em temperatura ambiente e mais o starter. Cubra a panela com um pano elástico e deixe em temperatura ambiente ao abrigo da luz e do calor por alguns dias. Dependendo da temperatura, a kambucha pode levar entre cinco a 15 dias para ficar pronta (que deve ser bem menos doce do que no início) e frisante.

Prove a bebida a cada dois dias para ver a mudança. Quando fermentar, extraia 90% do líquido para outra garrafa e adicione as especiarias que desejar: hortelã, cravo, cardamomo, gengibre, canela, zimbro, frutas, etc. Feche bem a garrafa e deixe fechada por um dia. Abra a garrafa, conserve no frigorífico e beba fria. Consuma em 10 dias. Com os 10% de kombucha restantes e o scoby, faça outra dose da bebida.

Caso não possa fazer a kombucha por um tempo, adicione 500 ml de chá ao scoby e conserve por até dois meses num local fresco. Se por acidente o sabor do chá ficar muito acético (sabor de vinagre), despreze 90% do chá e recomece deixando fermentar por menos tempo.

A kombucha nunca pode ficar destapada, porque as moscas da fruta são atraídas pelo cheiro e podem contaminar a colônia e o líquido deve estar sempre à temperatura ambiente, de forma preservar a colónia.

Profissional responde dúvidas sobre a bebida

Produzida a partir da fermentação do chá verde, branco ou preto, a Kombucha possui inúmeros benefícios à saúde e virou tendência na internet. Segundo Gislaine Santana, engenheira de alimentos, consumidores da bebida observam inúmeros benefícios. Confira!

PROBIÓTICO? O QUE É ISSO?
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, “probióticos são os microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo”.

COMO É O PROCESSO DE PRODUÇÃO?
A Kombucha é feita a partir do chá adoçado com açúcar e fermentado por uma colônia de bactérias e leveduras, conhecida como “scoby”. O açúcar funciona como alimento para os micro-organismos, fazendo com que eles se multipliquem e comecem a produzir inúmeras substâncias.

O QUE É SCOBY?
Em inglês: Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast. Traduzindo: Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras. “O S.C.O.B.Y é composto de microrganismos aglomerados em uma massa de celulose parecida com uma panqueca gelatinosa e translúcida. Quando adicionado ao chá adoçado, o transforma na Kombucha, uma bebida refrescante, levemente gaseificada, ácida e adocicada, que pode ser também saborizada com frutas, vegetais e especiarias.

QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?
Ela possui microrganismos e, por isso, seu consumo diário pode trazer diversos benefícios para a saúde. Dentre os mais comumente relatados estão o auxílio na digestão, no emagrecimento, além de possuir ação antioxidante, anti-inflamatória e ser uma fonte de energia.

POSSUI ÁLCOOL? E AÇÚCAR?
Sim. A bebida possui uma pequena quantidade de açúcar e por ser fermentada, também pode possuir um pequeno percentual de álcool (no máximo 0,5%). Por este motivo é fundamental fazer o armazenamento correto da mesma para que estas características sejam mantidas até o consumo.

EXISTE RESTRINÇÃO DE CONSUMO?
Crianças e idosos devem consumir de forma equilibrada, gestantes, lactantes e portadores de doenças crônicas devem consultar o médico antes do consumo. O restante das pessoas deve consumir moderadamente já que, por estimular o sistema gastrointestinal, pode causar desconfortos.

É POSSÍVEL COMPRAR PRONTA?
Sim! A compra das Kombuchas prontas é mais prática do que produzir o produto em casa, pois no ambiente doméstico o consumidor terá maior dificuldade em controlar aspectos importantes de fermentação, como formação de álcool e gás.

Publicidade