25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Alimento

Conheça os benefícios do Grão-de-bico

Originária do Oriente Médio, essa leguminosa de nome científico Cicer arietinum traz diversos benefícios para a saúde e deve estar no cardápio

Por Da Redação

12 de setembro de 2019, às 16h28

O grão-de-bico, leguminosa de nome científico Cicer arietinum, é originária do Oriente Médio sendo cultivada posteriormente no Mediterrâneo e em outras regiões de clima subtropical. Na atualidade, o grão-de-bico é a terceira leguminosa mais cultivada no mundo, perdendo para a soja e o feijão.

Ele é rico em fibras vegetais solúveis e não solúveis, auxilia na eliminação de excessos de gorduras presente nos alimentos, aumenta o bolo fecal e promove o bom funcionamento intestinal.

Foto: Adobe Stock
O grão-de-bico é uma leguminosa do mesmo grupo do feijão, da soja e da ervilha

A sua excelente quantidade de fibras também pode auxiliar na perda de peso uma vez que aumenta a sensação de saciedade, bem como retarda a absorção de gorduras e açúcares, evitando os picos de glicose no sangue.

Além disso, é rico em minerais como ferro, cálcio, fósforo, potássio e cobre, vitaminas A, C, K e do complexo B, ácido fólico e triptofano. Por ser relativamente calórico (em 100 g de grão-de-bico cozido em água encontramos 120 calorias) se torna uma boa fonte de energia. Confira receitas deliciosas na edição de hoje do suplemento Mais Sabor.

BENEFÍCIOS À SAÚDE

Muito utilizado na cozinha do Oriente Médio, em especial para o preparo do homus b’tahiri, o grão-de-bico traz inúmeros benefícios. Confira

1. Fortalece os ossos
A vitamina K, cálcio e o fósforo presentes na leguminosa fortalecem os ossos evitando fraturas, bem como previnem a osteoporose.

2. Previne o câncer
O ácido fólico, as vitaminas C e E protegem o DNA das células contra os radicais livres que causam a sua desestruturação e, consequentemente, favorecem o surgimento do câncer.

3. Previne a má formação fetal
O ácido fólico é essencial para prevenir a má formação do tubo neural no feto devendo ser consumido com regularidade durante a gravidez.

4. Previne e combate a anemia
Rico em ferro, o grão-de-bico previne e combate a anemia e deve, também, ser consumido por mulheres no período menstrual.

5. Previne a depressão
O grão-de-bico é rico em triptofano, aminoácido essencial para a produção de serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade. Seu consumo regular proporciona a sensação de bem-estar, evitando pensamentos negativos que podem gerar uma depressão.

6. Previne doenças cardiovasculares e reduz os níveis de colesterol
De acordo com pesquisas, a grande quantidade de fibras presentes no grão-de-bico auxilia a diminuir os níveis de colesterol e, o potássio, tem efeito vasodilatador, o que favorece a diminuição da pressão arterial, evitando problemas cardiovasculares.

7. Auxilia no ganho de massa muscular
O grão-de-bico é rico em amido, ferro e proteínas o que favorece a hipertrofia muscular.

8. Auxilia na perda de peso
A grande quantidade de fibras e proteínas presentes na leguminosa auxilia na perda de peso por promover uma maior sensação de saciedade.

Fonte: https://tudoela.com

Publicidade