19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cuidados

Como manter os alimentos saudáveis por mais tempo

Em época de quarentena, alguns cuidados são essenciais na hora de armazenar suas compras para preservar produtos e protegê-los de fungos e bactérias

Por Da Redação

06 de abril de 2020, às 08h07

Idas eficientes ao supermercado para fazer compras maiores são uma das tarefas que exige planejamento. Então, que tal aproveitar de um jeitinho inteligente o seu tempo e dedicar a isso da maneira mais eficiente? Só assim é possível se organizar para saber exatamente o que adquirir, sem esquecer de nada e ainda conseguir driblar as tentações que podem aparecer durante o caminho. Dessa forma, é mais fácil evitar que o estresse e a ansiedade atrapalhem seus planos!

Assim que chegar em casa é hora de guardar os alimentos para que possam ser consumidos nos próximos dias. Mas você sabe como fazer isso da maneira correta?

Foto: Divulgação
Saber como guardar alimentos de forma correta é uma dúvida que muitas pessoas têm; ler as orientações sugeridas pelo fabricante na embalagem do produto é sempre o melhor conselho

O Nutricionista do Vigilantes do Peso, Matheus Motta, explica que muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é a forma adequada de armazenar cada alimento. “Comprar e guardar na geladeira parece simples, afinal fazemos isso automaticamente. Mas nem sempre é tão fácil como parece. Muitos itens são colocados no lugar ou à temperatura errados e, por isso, precisamos ter cuidado e atenção”.

Confira 10 dicas que separamos para você armazenar seus alimentos de forma correta, mantendo-os saudáveis por mais tempo, e facilitar o preparo:

  • 1. Temperos – como alho e cebola descascados – devem ser guardados dentro da geladeira em recipientes fechados. Dessa forma, evita-se o contato com o ar, que pode alterar a cor e a textura dos alimentos. Salsinha e cebolinha podem ser picadas e congeladas em um recipiente fechado no freezer.
  • 2. Prefira armazenar legumes e verduras nas gavetas inferiores. Não esqueça de lavar e secar as folhas antes de guardá-las.
  • 3. Certos alimentos duram mais quando fechados em embalagens ou sacos plásticos – como cenoura, beterraba, chuchu, pepino, berinjela, jiló e pimentão.
  • 4. Algumas pessoas têm o hábito de colocar o açúcar na geladeira. Isso não é necessário, desde que ele fique em um recipiente fechado.
  • 5. Guardar a manteiga na geladeira depende da recomendação do fabricante. Leia sempre o rótulo para verificar a melhor maneira de agir. Já a margarina deve ser conservada sempre na geladeira.
  • 6. Mantenha o leite em sua embalagem original e armazene na prateleira da geladeira. O tempo de validade é, em média, de três dias após aberto.
  • 7. Frios – como presuntos e queijos – devem ser colocados em recipientes com tampa e guardados na gaveta própria para estes itens.
  • 8. Não há necessidade de guardar o mel na geladeira. Caso se formem cristais de açúcar, basta aquecer o frasco em banho-maria até que se dissolvam.
  • 9. O café pode ser guardado na geladeira para manter o seu aroma e frescor.
  • 10. Para os ovos, apesar do que muitos pensam, a porta da geladeira não é a melhor opção para armazenamento. A abertura e fechamento da porta diminui a eficácia da refrigeração, além oferecer maior risco de quebra da casca.

Publicidade