26 de abril de 2024 Atualizado 07:53

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Alerta

Bebidas energéticas podem ser ‘ciladas’

Uma latinha já acelera os batimentos cardíacos, independentemente de fatores de risco como obesidade, diabetes, sedentarismo e estresse

Por Da Redação

29 de dezembro de 2019, às 08h25

De acordo com especialistas da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), as bebidas energéticas são uma grande cilada para o organismo. O presidente da entidade, José Francisco Kerr Saraiva, explica que uma latinha já acelera os batimentos cardíacos, independentemente de fatores de risco como obesidade, diabetes, sedentarismo e estresse.

Foto: Divulgação
Energéticos podem fazer mal à saúde, segundo especialistas

“O energético pode gerar problemas cardiovasculares até em jovens”, afirma. Cardiologista especialista em Medicina Esportiva, Nabil Ghorayeb destaca que “na teoria, eles oferecem mais energia, mas a única consequência após a ingestão é a redução da sonolência”.

Ambos concordam que o principal risco é quando se mistura o produto com bebidas alcoólicas, como vodka e gim.

“Isso gera uma confusão no cérebro da pessoa, já que os destilados agem como soníferos, enquanto o energético é estimulante. O efeito principal é a taquicardia, extremamente desagradável, que pode gerar falta de ar e tontura, além de desmaios”, explica Ghorayeb.

Segundo Saraiva, quando consumidos em excesso, também podem causar aumento de pressão arterial e arritmias, levando a casos mais sérios, como Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral. Também podem gerar nervosismo, desidratação, insônia e tremores.

Publicidade