27 de abril de 2024 Atualizado 17:01

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pet

Diferenças entre a alimentação de cães e gatos

Cada pet precisa de uma alimentação adequada para suprir a necessidade de nutrientes demandada

Por Redação

06 de julho de 2020, às 07h59 • Última atualização em 06 de julho de 2020, às 09h18

Os cães e gatos são animais diferentes e, portanto, as suas necessidades de nutrição também apresentam suas peculiaridades. Entenda o motivo pelo qual a alimentação entre os pets é diferente e o que pode acontecer ao não oferecer a eles uma nutrição adequada às suas necessidades.

Cada pet precisa de uma alimentação adequada para suprir a necessidade de nutrientes demandada. A ração felina tem um índice maior de proteínas e gorduras, bem como níveis adequados de alguns nutrientes como a taurina e vitamina A, do que os alimentos para os cães. Os gatos são carnívoros e dependem de um maior consumo de proteína de origem animal.

A alimentação dos cachorros também deve contar com proteína animal, mas suas necessidades são menores quando comparadas às dos felinos, já que os cães conseguem metabolizar carboidratos com mais facilidade.

Cachorros conseguem metabolizar carboidratos com mais facilidade que gatos – Foto: Imagem de Mat Coulton por Pixabay

Portanto, há consequências quando introduzida uma alimentação que não seja específica ao animal. Quando um produto para cão é oferecido a um gato, por exemplo, logo se notará um emagrecimento no animal e, a longo prazo, a falta de nutrientes em seu organismo que pode até comprometer seu sistema cardíaco, visão, e entre outros. Já se for o contrário, os cães podem ganhar sobrepeso e também alterar seus níveis nutricionais.

Além da ração (considerada alimento seco), os alimentos úmidos são necessários na dieta dos gatos, pois auxiliam na hidratação – que têm mais resistência a beber água durante o dia – e consequentemente, podem ajudar a prevenir a formação de cálculos renais.

Petiscos saudáveis podem fazer parte da dieta dos pets, segundo a médica veterinária Paula Genuíno. “Caso o tutor queira oferecer outro tipo de alimento, uma boa opção são pedaços de frutas como banana, maçã e pera (ambas sem sementes) como petiscos. Essas frutas são ricas em vitaminas e minerais e são uma opção muito saudável de snack”.

A veterinária frisa que é importante sempre consultar um profissional para que ele indique qual alimento o pet pode ingerir.

Fonte: Hercosul Alimentos Ltda

Publicidade