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Revista L - Motors

SUVs, os queridinhos da vez

Sucesso mundial de crítica e vendas, os veículos utilitários esportivos ganharam as ruas de Americana e região

Por Isabella Holouka

30 de agosto de 2021, às 07h59

O Jeep Renegade 2021 foi o presente de aniversário escolhido pela consultora de vendas Jéssica Marangoni, para ela mesma, ao completar 30 anos, em junho. “Eu sempre sonhei ter um SUV, e agora eu consegui conquistar”, comemora.

 A consultora de vendas Jéssica se deu de presente um Jeep Renegade – Foto: Marcelo Rocha – O Liberal

Consultora de vendas na Jeep Sim, em Americana, ela ressalta a alta procura pelos modelos Renegade e Compass, que têm lista de espera estacionada de tantos pedidos, e aponta o que, na opinião dela, são pontos fortes dos carros: “O conforto, a leveza para dirigir. E não consomem tanto combustível como eu pensei que seria um carro automático”.

Assim como a Jéssica, o corretor de seguros de 32 anos, Gabriel Carlos da Silva, conta que um Jeep era o sonho de consumo dele e da esposa Michelle. “Fui na concessionária para comprar um Renegade, mas conversando com o vendedor, acabei comprando o Compass 2022. A gente se apaixonou pelo carro, pela tecnologia que ele tem”, conta o morador de Americana.

Ter um Jeep Compass era o sonho de consumo do corretor de seguros de Americana Gabriel, e da esposa Michele – Foto: Marcelo Rocha – O Liberal

Gabriel cita como vantagens da aquisição o motor 1.3 turbo, que deixou o veículo ainda mais forte em relação ao do ano anterior, e o acesso à plataforma Adventure Intelligence, que permite checar informações como o nível de combustível pelo celular ou computador, bem como outras funções ligadas à conveniência, assistência ou entretenimento. “Você pode falar com o carro ‘Jeep, coloque o ar condicionado no 17°C’”, exemplifica o morador de Americana.

Os carros da marca Jeep, que pertence ao grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles), Renegade e Compass, estão no topo dos modelos mais queridos de SUVs. Somente no mês de junho, no Estado de São Paulo, foram vendidos 1.433 Renegades; no acumulado do primeiro semestre de 2021 foram 10.228 carros novos emplacados, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Já o Compass alcançou 1.642 vendas em junho e 8.982 no semestre.

As SUVs (Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo, em português) são um fenômeno mundial de vendas – o que também tem efeito na frota de Americana e demais cidades da região. No ranqueamento com os dez carros mais vendidos no Estado de São Paulo em junho deste ano, oito são SUVs: Hyundai Creta (2º), Volkswagen T Cross (3º),

Jeep Renegade (4º), GM Tracker (5º) e Jeep Compass (6º). Também entram no ranking Honda HR-V (8º), Nissan Kicks (9º) e VW Nivus (10º).

O subsegmento de automóveis representa impressionantes 40,96% dos carros novos emplacados, ainda de acordo com a Fenabrave. Em seguida vem os hatches pequenos, com 21,37%, e automóveis de entrada, com 15,77%. Sedãs pequenos (8,82%), médios (4,91%) e compactos (4,51%), ficam atrás.

APAIXONADOS. O Hyundai Creta 2019 não é o primeiro SUV de Carlos Pinotti, empresário de Nova Odessa de 60 anos. Ele conta ser atraído pelo design e funcionalidade do subseguimento desde a Chevrolet Blazer.

O empresário Carlos Pinotti se diz atraído pelo design e funcionalidade dos SUVs – Foto: Marcelo Rocha – O Liberal

“Não só por ele ser maior, mas pelo conforto, altura, visibilidade melhor para quem está dirigindo, e também pela segurança. Pegamos estrada, viajamos bastante, e muitas vezes o Waze ou Google Maps te levam por estradas que, quando você vê, tem pedaços de terra. Se você está com um sedã é bem dificultoso, nesse ponto o SUV tem muita vantagem”, afirma ele, que em apena um mês rodou mais de três mil quilômetros com o seu automóvel.

O aposentado José Bone, morador de Indaiatuba, não troca seu Honda HR-V por nada. Ele comprou o primeiro modelo do carro em 2015, e no mês passado trocou por um novo, zero quilômetro. “Eu recomendo a todo mundo que eu conheço. O carro anterior, em três anos, não me deu problema nenhum, nada. E eu troquei pelo mesmo modelo, igualzinho. Em time que está ganhando, não se mexe”, afirma.

A advogada Aline Mestriner, de 37 anos, moradora de Americana, comprou há um mês um Renault Captur 2019 e se impressionou com o porta-malas do carro. “Eu tinha um carro pequeno, um Citroen C3,  e o porta-malas do SUV é muito maior. Eu faço trabalho voluntário, então colocamos as coisas na parte de trás. É um carro bonito, tem um belo design interno e externo, acho ele um carro bastante moderno”, opina.

 A advogada Aline Mestriner é proprietária de um Renault Captur; porta-malas e design foram decisivos na compra – Foto: Ernesto Rodrigues – O Liberal

“As SUVs são as queridinhas do momento, todo mundo quer um carro alto”, afirma o sócio-proprietário da Margutti Multimarcas, Israel Geraldi, que percebe a alta procura pelos SUVs da Hyundai, da Jeep e da marca japonesa Honda.

Consultor de vendas da Dahruj Nissan Americana, Gustavo Rolim afirma que a versatilidade é o ponto forte dos SUVs. “Eles atendem as necessidades do público por serem confortáveis, terem um amplo espaço no porta-malas e por passarem uma sensação de segurança ao motorista, sem perder o apelo esportivo”, diz. Além de todos os motivos já citados, o sucesso do subsegmento também está ligado a um bom valor de revenda, de acordo com o gerente de vendas da F Motors Multimarcas, Fábio Gagliardo, que tem 15 anos de experiência na venda de carros novos e seminovos.

“Esses carros têm uma boa aceitação de mercado e com isso uma pequena desvalorização. Podemos dizer que o SUV chega a ter 12% menos de desvalorização em relação a outro carro. Para quem gosta de trocar o carro com certa frequência é um ótimo negócio, porque a pessoa acaba perdendo menos dinheiro”, explica. À frente da multimarcas de novos e seminovos Espinosa Automóveis, Maurício Espinosa conta que desde o ano passado a loja possui um terço do show-room composto por SUVs. “É uma categoria que veio para ficar”, resume o empresário.

O caso do Corolla Cross, lançamento deste ano da Toyota, demonstra a potência dos SUVs como tendência. “Nosso principal produto em volume de vendas sempre foi o Corolla. Mas em dois meses de lançamento, o Corolla Cross já supera o Corolla, que tem tradição, confiabilidade e tempo de mercado. O fato de ser SUV, aliado ao nome Corolla, fez com que esse carro se transformasse no nosso principal produto na rede de concessionárias Toyota”, relata Rodrigo de Mello, gerente comercial da Maggi Toyota, em Americana.

Consultor de vendas na Jeep Sim com 12 anos de experiência, Saulo Avelar ressalta que a tendência global das SUVs, que inclui todas as marcas, passou a ser alavancada no Brasil após melhorias relacionadas ao consumo de combustíveis e a emissão de poluentes. “São carros robustos, fortes, que aguentam o dia a dia do brasileiro, seja no asfalto ou na estrada, para quem não abre mão da tecnologia e do conforto. Esse conjunto de fatores vem impulsionando o consumidor que está sempre de olho nas novidades”, resume. 

Top 5 de junho

  • Hyundai HB20 (hatch) – 1.915
  • Hyundai Creta (SUV) – 1.690
  • Jeep Compass (SUV) – 1.642
  • Jeep Renegade (SUV) – 1.433
  • Nissan Kicks (SUV) – 1.261

Os 10 carros mais vendidos no Estado

Estatística relativa a São Paulo, no acumulado entre os meses de janeiro e junho de 2021, de acordo com informações da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores)

  • Hyundai HB20 (hatch) – 11.251
  • Hyundai Creta (SUV) – 11.172
  • VW T-Cross (SUV) – 10.839
  • Jeep Renegade (SUV) – 10.228
  • GM Tracker (SUV) – 9.666
  • Jeep Compass (SUV) – 8.982
  • GM Onix (hatch) – 8.028
  • Honda HR-V (SUV) – 6.864
  • Nissan Kicks (SUV) – 6.696
  • VW Nivus (SUV) – 6.207

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